Porto Seguro divide operação para mostrar que vai além dos seguros

O grupo anunciou também que passará a se chamar apenas Porto e irá adotar uma estrutura de holding com CEOs e equipes dedicadas em três áreas: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank

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Bruno Garfinkel, presidente do Conselho de Administração da Porto, durante o Porto Day

Não é de hoje que a Porto Seguro vem batendo na tecla para se posicionar muito além do mercado de seguros. A percepção na empresa, no entanto, é de que essa pluralidade em seu portfólio ainda não é devidamente reconhecida pelos clientes e mercado.

Para dar mais clareza a essa mensagem, a companhia anunciou nesta terça-feira, 12 de abril, a mudança da sua marca, que passará a ser apenas Porto. A alteração será acompanhada pela divisão da operação em três segmentos, com CEOs e equipes independentes: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank.

“Estamos agrupando nossas soluções em verticais definidas, com objetivos e potenciais variados”, disse Bruno Garkinkel, presidente do Conselho de Administração do grupo, durante o Porto Day. “Queremos criar avenidas de conhecimento que nos permitam dar foco a cada negócio do jeito que eles merecem.”

Segundo Roberto Santos, CEO da Porto, a nova marca representa o novo momento da empresa, que adotará uma estrutura de holding. “Todas essas dimensões da Porto estão em pleno crescimento e com muito ainda para ser construído”, afirmou.

De olho nesse potencial, o Porto Seguro Bank foi a divisão que já apresentou novidades durante o evento destinado a investidores. A operação nasce com mais de 3,5 milhões de clientes, R$ 13 bilhões de ativos em crédito, uma receita de R$ 3,6 bilhões e mais de 10 milhões de cartões de crédito.

A partir desses números, o banco da Porto está lançando uma conta 100% digital, em versão beta, que dará acesso a todas as plataformas do grupo e trará recursos como Pix, pagamentos de boleto e seguro contra saques, Pix e transferências sob coação.

“Os clientes cadastrados no app da Porto serão os primeiros convidados para essa versão beta”, disse Marcos Loução, CEO do Porto Seguro Bank. Ele destacou outros lançamentos no radar. “Teremos soluções para pessoa jurídica, conta infantil e prevback, um cashback para que esse cliente invista em seu futuro.”

Para marcar essa nova fase, o Porto Seguro Bank fechou um contrato para ser o patrocinador oficial do Grande Prêmio São Paulo da Fórmula Um, pelos próximos três anos. Os investimentos em marketing também estão no centro da Porto Saúde, que será a apoiadora oficial do Rock in Rio 2022.

“Hoje, nossa atuação está basicamente focada na cidade de São Paulo, com uma participação tímida nas demais regiões do estado e no Rio de Janeiro”, afirmou Sami Foguel, CEO da Porto Saúde. Segundo o executivo, na capital paulista, o market share da operação é de 1,5% e, no Brasil, de 0,6%.

“Para mudar esse cenário, vamos começar a investir em marketing”, observou Foguel. Apesar dessa baixa penetração, ele destacou o crescimento da operação em 2021. “Crescemos nossa base em 30% e chegamos a 350 mil vidas em saúde e 1,2 milhão de vidas em todos os produtos da vertical.”

A nova marca da Porto

Já na divisão que irá reunir os negócios pelos quais o grupo ganhou fama, a Porto Seguros, um dos pontos destacados também foi o desempenho registrado pela operação, que acumula uma base de cerca de 10 milhões de clientes.

“Somos líderes em automóveis e residências, com um market share de 28%”, afirmou Marcelo Picanço, CEO da Porto Seguros. “Ao mesmo tempo, temos o maior tíquete médio do mercado, o que é uma combinação rara.”

Em 2021, com essas três operações ainda sem estruturas dedicadas, a Porto Seguro reportou uma receita de R$ 21,5 bilhões, alta de 13,2% na comparação com 2020. O lucro líquido, por sua vez, recuou 8,5%, para R$ 1,5 bilhão.

Levando-se em conta o pregão da segunda-feira, 11 de abril, as ações da Porto acumulam uma valorização de mais de 4,6% em 2022. A empresa está avaliada em R$ 13,9 bilhões e seus papéis estavam sendo negociados com ligeira alta de 0,88% por volta das 11h45 na B3.

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