Depois de vender 30% da plataforma de compra e venda de carros Webmotors para a australiana Carsales, em 2013, o Santander Brasil voltou a reduzir sua parcela no marketplace, mantendo a exclusividade na oferta de produtos financeiros.
Em comunicado ao mercado na terça-feira, 7 de março, o banco informou que vendeu 40% de participação adicional na Webmotors por R$ 1,24 bilhão. O valor corresponde a um valuation de R$ 3,1 bilhões da plataforma.
Dona de um dos maiores marketplaces digitais de automóveis do mundo, a Carsales se tornou parceira do Santander na Webmotors há quase dez anos. À época, a companhia australiana comprou uma parcela de 30% por R$ 180 milhões. Com a operação anunciada hoje, a Carsales passa a deter 70% do capital social da plataforma.
Para o Santander, que fica com uma participação de 30% na Webmotors, mais importante do que os resultados financeiros do marketplace de carros é a manutenção da exclusividade comercial para oferecer financiamento e vender seguros a quem compra carro no site.
Além disso, o banco conta com um parceiro com forte expertise no setor. Além de estar nas primeiras posições no mercado de compra e venda em automóveis, motocicletas, caminhonetes, veículos náuticos, caminhões e equipamentos industriais da Austrália, a Carsales possui operações nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e América Latina.
“Nós acreditamos que o novo formato do acordo nos permitirá ampliar ainda mais o volume de financiamento de carros realizados pelo portal e nos dará acesso a inovações tecnológicas que certamente resultarão desta parceria”, diz, em nota, Angel Santodomingo, CFO do Santander Brasil.
Criada em 1995, em São Paulo, a Webmotors registrou, no ano passado, R$ 353 milhões de receita e R$ 145 milhões de Ebitda. A plataforma vem apresentando um forte histórico de crescimento. De acordo com o Santander a receita e o Ebitda tiveram uma taxa de crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inlgês) de 23% e 28% desde 2017, respectivamente.
A Webmotors tem aproximadamente 400 mil revendedores e anúncios particulares, 17 mil revendedores inscritos e gera mais de 320 milhões de visitas anualmente, entregando mais de 16 milhões de leads para vendedores de carros.
As units do Santander fecharam o pregão de hoje com alta de 1,33%, a R$ 27,39. Em 12 meses, os papéis acumulam queda de 1,99%, levando o valor de mercado a R$ 103,5 bilhões.