Expandir é um verbo recorrente no vocabulário dos fundadores da Ornare, fabricante de mobiliário high-end, Murillo e Esther Schattan. Estabelecido em 1986, o negócio do casal conquista terreno desde 1995, quando abriu sua segunda unidade em São Paulo, no Shopping D&D (a primeira está há 30 anos na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, CEP das grifes de decoração e design, em São Paulo).
Em 2006, fincou raízes em Miami. E, desde então, os Estados Unidos ganharam mais sete showrooms, enquanto a rede no Brasil também crescia, chegando aos atuais 16. Até que, dois anos atrás, provocados por Carina Fontes e Shalise Basso, uma dupla de arquitetas brasileiras residentes em Dubai, os donos passaram a olhar para o Oriente.
Não é à toa que o mercado das arábias, consumidor voraz de itens de alto luxo, despertou o interesse dos Schattan: naquele ano, de acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o setor imobiliário do Emirado contabilizou 80 mil transações e movimentou US$ 80 bilhões. Para efeito de comparação, no Brasil todo, tal índice chegou a R$ 11 bilhões, segundo estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).
De posse de estudos de mercado realizados por Carina e Shalise, que se tornaram sócias da operação em Dubai, a marca inaugurou seu endereço no The Opus by Omniyat, edifício de uso misto (residencial e comercial) assinado pela consagrada arquiteta Zaha Hadid (1950-2016).
“A escolha desse local icônico foi estratégica. Não queríamos estar em shopping genérico, nem em loja de rua”, afirmou Esther ao NeoFeed. Mesmo em um mercado pujante e altamente cosmopolita, importava a associação imediata com uma figura emblemática da arquitetura internacional, mas de origem árabe (Zaha tinha ascendência iraquiana).
Oriente adentro
“A presença da Ornare em Dubai é uma grande abertura para o restante do Oriente Médio, já que se trata de um relevante centro de comércio, turismo e investimentos na região”, diz Carina, que já registrou encomendas provenientes do Catar, do Kuwait e da Nigéria.
Além disso, a franquia de Dubai já equipa apartamentos decorados com seus armários, closets e mobiliário para todos os ambientes da casa, da cozinha ao home office. “Isso ajuda muito a nos identificar com empreendimentos de alto padrão”, prossegue Esther.
“Nesse primeiro ano, o desempenho foi acima do esperado. O mercado realmente é muito promissor. Os principais designers e escritórios de arquitetura já são nossos clientes”, conta Carina.
A rápida inserção, mais os contatos realizados na edição 2022 do Salão do Móvel de Milão, maior evento mundial do ramo, encaminharam a mesma dupla de arquitetas ainda mais em direção ao Oriente: no segundo semestre, elas estreiam a loja de Riad, na Arábia Saudita.
A aposta é significativa: a empresa espera que as vendas efetuadas a partir do Oriente Médio respondam, no curto prazo, por 25% de seus negócios. E que os pedidos internacionais saltem dos atuais 35% para 40% da produção executada na única fábrica da marca, localizada em Cotia, SP.
Para Esther, a receptividade à Ornare se deve ao perfil dos produtos. “Usamos a qualidade da indústria, com equipamentos e tecnologia de última geração, para produzir os móveis um por um. É possível customizar tudo: cores, acabamentos, tamanhos. Sem falar no design assinado.”
Nos países árabes, tamanho grau de personalização casa perfeitamente com as preferências locais por materiais luxuosos, cores vibrantes, detalhes intrincados e decoração exuberante.
“Fora a ênfase nas áreas de convivência, com salas de estar e de jantar espaçosas e confortáveis para acomodar grandes famílias, que gostam de receber em casa”, diz Carina. E, particularmente em Dubai, onde 85% da população é de expatriados, as linhas mais minimalistas fazem sucesso também.
Fórmula universal
No fim, um mix que também costuma agradar aos brasileiros. “A Carol Bassi [empresária e influenciadora] fez recentemente, no apartamento dela em Miami, projetado pelo arquiteto Marcelo Passarelli, a cozinha lilás e o closet amarelo, tons que não tínhamos na nossa cartela. E tudo bem, desenvolvemos para ela”, exemplifica Esther.
Os EUA, aliás, também registraram novos showrooms da Ornare durante a pandemia: Greenwich (2022), Brooklyn (2021) e Hamptons (2020) somaram-se aos já operantes Miami, Dallas, Los Angeles, Manhattan e Houston. Para este ano, estão prometidos New Jersey e Palm Beach. No Brasil, além dos 16 em funcionamento, chegam em 2023 os de João Pessoa (PB) e Balneário Camboriú (SC).
Os destinos se encaixam em perfis recorrentes: mercado imobiliário aquecido e público ávido por produtos de alto luxo. “Nosso foco agora é consolidar a atuação nos países árabes, para então pensar em China, que também tem potencial para nós, além de Coreia, e Taiwan”, diz Esther.