Mais um duelo, aos moldes de Davi contra Golias, chega aos cinemas, para satisfazer o apetite do espectador por histórias em que o subestimado faz o gigante sangrar. No caso aqui, a arena é o mercado financeiro, com os tubarões de Wall Street engolidos por um cardume de sardinhas.

Selecionado para a 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com inauguração em 19 de outubro, “Dinheiro Fácil” revisita o episódio verídico conhecido como a “revolta dos sardinhas”. Assim foram chamados, nos EUA, os investidores inexperientes que deram prejuízos bilionários aos gestores dos fundos de hedge, em janeiro de 2021.

O longa-metragem dirigido por Craig Gillespie repassa nas telas como cidadãos comuns, principalmente os usuários do fórum Reddit, desafiaram a elite do mercado financeiro e saíram por cima. “Eles têm vantagem sobre nós, mas, ainda assim, erram”, diz o protagonista do filme, o analista Keith Gill (vivido pelo ator Paul Dano).

Contrariando a posição de Wall Street, que apostava na falência da GameStop, Gill investiu todas as suas economias (mais de US$ 50 mil) em ações da loja de videogame dedicada à venda de games e acessórios. E, graças às dicas que ele deu online, milhares de investidores amadores seguiram os seus passos, em uma jogada coletiva que simbolizava tudo ou nada.

Baseado no livro “The Antisocial Network”, de Ben Mezrich, publicado em 2021, o filme dá detalhes de como tudo aconteceu. No início, muitos tinham receio de embarcar no sonho de um nerd vestido sempre com camiseta estampada de gatos e com uma faixa vermelha na cabeça. Fica claro que ele é quase um Zé Ninguém, que mal consegue sustentar a família, em um subúrbio de Massachusetts.

Aos poucos, no entanto, Gill se torna um guru financeiro. Ele passa a inspirar outras pessoas em dificuldades a investirem também em ações da GameStop, com suas análises diretas e honestas no fórum WallStreetBets, no Reddit, e na sua conta no YouTube. O que toca muitos dos seus seguidores é o sentimento de justiça, já que os gigantes da Bolsa de Valores costumam especular e faturar alto sobre a desgraça alheia.

Foi uma espécie de vingança que motivou investidores de pequeno porte a apostarem contra a banca – usando principalmente o aplicativo Robinhood, que oferece operações sem comissões. A enfermeira Jennifer (America Ferrera), o balconista da GameStop Marcus (Anthony Ramos) e as estudantes Riri (Myha’la Herrold) e Harmony (Talia Ryder) estão entre os personagens escolhidos para representar as milhares de “sardinhas” nas telas.

O que eles mais querem, além da chance de também fazer dinheiro no mercado de ações, é darem uma basta nas vendas descobertas. Isso acontece quando a elite da bolsa praticamente declara a morte de uma empresa, apostando que suas ações perderão o valor.

Esse provavelmente teria sido o destino a GameStop, caso os seguidores de Gill não tivessem decidido comprar, em massa, as ações da varejista decadente. O movimento elevou o preço, para mais de US$ 500 dólares a ação no seu ápice, causando perdas bilionárias para empresas de fundos, como a Melvin Capital Management – representada por Gabe Plotkin, encarnado por Seth Rogen no filme.

“Dinheiro Fácil” aposta nos momentos mais dramáticos do episódio. Seja na inesperada alta das ações, que foi notícia no mundo todo e levou "os sardinhas” às alturas, ou as tentativas de manipulação do mercado para acabar com a festa, fazendo o preço da ação cair.

A certa altura, para proteger os fundos de hedge, o WallStreetBets é temporariamente desativado. A medida deixou os usuários do Reddit em pânico, por não conseguirem coordenar seus movimentos, no sentido de não venderem as ações, esperando que elas subissem ainda mais.

E até o aplicativo Robinhood passou a restringir as negociações da GameStop, suspendendo a compra, na esperança de que o valor das ações caísse. Mas a tentativa pegou mal e desencadeou uma investigação do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA.

Gill também foi obrigado a depor, deixando claro que “para muita gente, o sistema está quebrado”. Ele defende que, no passado, o mercado de ações dava chance, a quem fosse inteligente e tivesse um pouquinho de sorte, de fazer fortuna. “Mas não existe mais esperança para o tipo comum”, disse o guru. “Talvez agora exista”, corrigiu ele, em seguida.