CANNES - Até “Extraña Forma de Vida”, novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, não dava para imaginar caubóis vestindo peças da grife de luxo francesa Saint Laurent nas telas.
Só mesmo o cineasta projetado nos anos 1980, com filmes que celebravam a liberdade de expressão e sexual, para encarar o desafio com naturalidade e estilo nesse faroeste gay que parou Cannes.
Um dos filmes mais aguardados desta 76ª edição do festival de cinema francês, “Extraña Forma de vida” marcou nesta última semana o lançamento da Saint Laurent Productions, subsidiária da empresa fundada em 1961.
É a primeira vez que uma maison de moda cria uma divisão voltada exclusivamente para a produção de filmes, para expandir o seu impacto criativo e sua área de atuação. A iniciativa partiu de Anthony Vaccarello, o diretor criativo da grife que integra a holding francesa Kering. Z
No comunicado que a marca enviou à imprensa para divulgar o lançamento, Vaccarello disse que quer trabalhar com todos os grandes talentos do cinema que o inspiraram ao longo dos anos, oferecendo uma plataforma a esses diretores.
Jean-Luc Godard, que morreu aos 92 anos, em setembro último, é outro nome associado à nova produtora. Além de “Extraña Forma de vida”, um curta-metragem de meia hora, a Saint Laurent também apresentou no Festival de Cannes, que segue até sábado, dia 27, a última obra na qual Godard trabalhava antes de recorrer ao suicídio assistido, na Suíça.
“Film Annonce du Film qui n'Existera Jamais: Drôles de Guerres” (Trailer do Filme que Nunca Existirá: Guerras Estranhas, na tradução) também é um curta-metragem, de 20 minutos. Trata-se de um livro de colagens filmado, que dá uma noção de como as imagens e os sons são organizados no cinema.
Aqui o diretor provocador, um dos expoentes da Nouvelle Vague, apresenta as ideias e as referências para um filme que nunca existirá, mas serve como janela para o processo criativo de Godard.
Vaccarello está em Cannes onde acompanha as sessões de gala de seus filmes, fazendo a tradicional “montée de marches”, a subida das escadarias do Palais des Festivals, com as equipes. No caso do time de “Extraña Forma de Vida”, incluindo Pedro Almodóvar e o ator americano Ethan Hawke, todos vestiam smokings Saint Laurent.
“Pesquisando faroestes antigos, eu constatei que, diferentemente da maioria dos homens do final do século 19 e começo do século 20, que se vestia do mesmo jeito, os xerifes eram sempre elegantes, com gravata de laço e tudo mais”, disse Almodóvar, ao comentar o guarda-roupa estiloso do filme.
Após a projeção do curta, na Salle Debussy, o diretor subiu ao palco para uma conversa com o público, da qual o NeoFeed participou. “Quanto às cores que eu também quis imprimir no filme, eu me inspirei no personagem de James Stewart em “E o Sangue Semeou a Terra” (1952), de Anthony Mann, em que ele veste uma jaqueta verde clara. Foi um alívio, já que eu não queria ser acusado de ser anacrônico”, contou o cineasta.
Ambientada em 1910, a trama gira em torno de um reencontro na cidade de Bitter Creek. O do xerife Jake (Ethan Hawke) e de seu ex-amante Silva (Pedro Pascal), 25 anos após a dupla ter vivido um romance turbulento.
Enquanto a autoridade local prefere os trajes mais alinhados e sóbrios, o estilo do forasteiro é mais fashion, o que inclui camisa xadrez com o vermelho predominante e jaqueta verde bandeira.
“Sempre admirei as mulheres dos filmes de Pedro, por serem tanto fortes quanto vulneráveis. Os personagens masculinos de ‘Extraña Forma de Vida’ têm a mesma complexidade”, afirmou Vaccarello.
A ligação da Saint Laurent com o cinema é antiga, desde os anos 60. Foi o estilista Yves Saint Laurent (1936-2008) quem desenhou o figurino para a francesa Catherine Deneuve em “A Bela da Tarde” (1967), de Luis Buñuel. O guarda-roupa da esposa frígida que se prostitui para realizar suas fantasias com estranhos inclui o icônico vestido preto com gola e punhos de cetim cor de marfim.
A atriz franco-alemã Romy Schneider também foi vestida por Laurent em filmes como “Sublime Renúncia” (1971) e “César e Rosalie” (1972), ambos de Claude Sautet. O estilista ainda assinou modelos para a italiana Sophia Loren em “Arabesque” (1966), de Stanley Donen.
Os próximos diretores que vão se associar à marca Saint Laurent em projetos futuros são o candense David Cronenberg (Cosmopolis, 2012) e o italiano Paolo Sorrentino. Mas nada mais foi revelado, além do fato de que o figurino ficará sempre a cargo de Vaccarello.