Poucos pessoas trabalharam de maneira simbiótica ao lado de Steve Jobs (1955-2011), o cofundador da Apple, como o britânico Jony Ive. Juntos, eles criaram um estilo de design que ficou conhecido como "menos é mais".
Desde que Jobs havia retornado para a Apple, em meados dos anos 1990, eles atuaram em conjunto no desenvolvimento dos principais produtos que levaram a companhia ao topo do mundo. Do iMac ao iPod, ao iPhone e ao iPad, tudo passou pelas mãos de Ive.
Fora da empresa da maçã desde 2019, quando criou a LoveFrom em conjunto com Marc Newson, Ive, agora, vai ajudar a outro ícone a desenvolver seu primeiro veículo elétrico. A Exor, holding da dinastia Agnelli e maior acionista da Ferrari, fechou uma aliança com o ex-designer da Apple.
A Exor informou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, que formou uma "colaboração de longo prazo e de vários anos" com a LoveFrom, começando com a Ferrari, mas que pode se estender para outras empresas no portfólio do grupo.
Fundado pelo cofundador da Fiat Giovanni Agnelli (1921-2003) e agora dirigido por seu neto John Elkann, o grupo Exor detém participações na Stellantis, a montadora que é dona da Fiat Chrysler, Citroën, Peugeot e Maserati, entre outras marcas, bem como no clube de futebol Juventus e nas marcas de moda de luxo Christian Louboutin e Shang Xia.
“Vemos algumas oportunidades excepcionalmente empolgantes trabalhando juntos que acreditamos que renderão um trabalho importante e valioso”, disseram Ive e Newson, em um comunicado conjunto.
O primeiro carro elétrico da Ferrari deve chegar ao mercado até 2025, segundo anunciou Elkann, do grupo Exor, em abril. Na ocasião, ele descreveu o veículo como um “marco em nossa história”.
Um indicativo de que um carro elétrico estaria no horizonte da Ferrari foi a nomeação de Benedetto Vigna como seu presidente. Vigna atuou por mais de duas décadas da fabricante de chips STMicroelectronics, que é uma das principais fornecedoras da Apple.
A decisão de Ive de se juntar a Ferrari ocorre em um momento em que o Apple Car sofreu um golpe com a saída Doug Field, considerado o responsável pelo projeto da companhia da maçã, que foi para a Ford.
Desde que deixou a Apple, Ive havia anunciado apenas um cliente publicamente. Trata-se do Airbnb, que informou, em outubro do ano passado, que o ex-designer da Apple ajudaria a redesenhar seus sistemas e desenvolver novos produtos.