A Apple conseguiu vencer uma batalha importante contra a Samsung. Depois de 12 anos, a empresa americana encerrou o reinado da concorrente coreana e alcançou a liderança do mercado de celulares por volume de vendas, de acordo com a empresa de pesquisa americana IDC.

Em um ano ruim para o mercado de smartphones, em que as vendas caíram 3,2% e somaram 1,17 bilhão de unidades, a Apple conseguiu aumentar seu volume em 3,7%. Ao todo foram comercializados 234,6 milhões de iPhones. A Samsung, por sua vez, vendeu 226,6 milhões de aparelhos, queda de 13,6% ante 2022.

Com os resultados de 2023, a Apple terminou o ano com uma fatia de 20,1% do mercado de smartphones, superando a Samsung que ficou com 19,4%. Na sequência aparecem três companhias chinesas. A Xiaomi tem uma fatia de 12,5%; a Oppo foi responsável por 8,8% das vendas; e a Transsion registra um percentual de 8,1%.

Pouco conhecida no mercado brasileiro, a Transsion vem ganhando espaço no mercado asiático. No último ano, a companhia aumentou em 30,8% a sua participação nas vendas de celulares. Já Xiaomi e Oppo diminuíram em 4,7% e 9,9% suas vendas, respectivamente.

“A Samsung se concentrou em 2023 no segmento de gama média a alta para obter rentabilidade, mas perdeu espaço no segmento de gama baixa e também a sua posição de liderança no mercado global”, afirmou Amber Liu, gestora da empresa de pesquisa Canalys, ao Financial Times.

De acordo com a Canalys, a tendência é de que o mercado de smartphones apresente números mais positivos em 2024. Dados da empresa de pesquisa apontam que as vendas de smartphones aumentaram cerca de 8% em termos anuais no quarto trimestre, revertendo as quedas nos outros trimestres.

O aumento nas vendas da Apple ocorre por diferentes razões. Nos últimos meses e em um movimento incomum, a companhia americana lançou uma promoção para oferecer descontos para clientes chineses na aquisição de alguns modelos de iPhone.

Para Nabila Popal, da IDC, o resultado em 2023 tem relação direta com as “ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros” da Apple. A pesquisadora também citou a tendência crescente de dispositivos premium.

Mesmo com o resultado positivo, as ações da Apple estão operando em queda nesta terça-feira. Por volta das 12h, os papéis da companhia americana negociados na Nasdaq eram negociados com queda de 1,5%.

Essa desvalorização atrapalha a Apple em outra batalha: voltar a ser a empresa mais valiosa do planeta. A companhia perdeu o posto para a Microsoft.

Atualmente a Apple está avaliada em US$ 2,83 trilhões, enquanto a desenvolvedora do Windows tem valor de mercado de 2,91 trilhões.