Ariel Grunkraut é o novo CEO da Kraft Heinz. Ele começa na operação brasileira da empresa de alimentos em 4 de novembro e tem o desafio de acelerar o crescimento da companhia.

“A empresa já possui uma base sólida de crescimento e marcas icônicas. Minha missão é acelerar ainda mais esse ritmo”, disse o novo CEO em comunicado ao mercado.

Grunkraut chega no lugar de Fernando Rosa, que deixou a companhia em agosto deste ano para assumir a Havaianas. Rosa foi CEO da Kraft Heinz de 2019 a agosto de 2024 e uma de suas principais realizações foi reduzir a rotatividade de funcionários da empresa. Nesses cinco anos, o turnover caiu de cerca de 50% para menos de 10%.

No comunicado, Grunkraut afirmou estar “ansioso para continuar a construção desse legado com a equipe e impulsionar a empresa para um novo patamar de crescimento global”. A empresa tem cerca de três mil funcionários.

A chegada de Grunkraut não é a única movimentação na alta cúpula da dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil.

Em março deste ano, a Kraft Heinz já havia anunciado Cristina Monteiro, ex-Mondelez e PepsiCo, passou a ser a nova Chief Marketing Officer (CMO). E a posição de vice-presidente comercial está aberta.

Grunkraut foi CEO da Zamp (ex-Burger King) de janeiro de 2023 a junho deste ano. Na época, a transição ocorreu com a saída de Iuri Miranda, executivo que ajudou a estruturar a rede de fast food no Brasil e estava há 12 anos no cargo, para o conselho de administração.

O novo CEO da Kraft Heinz foi um dos sete fundadores que criaram o Burger King no País, empresa que nasceu como uma joint venture da Vinci Partners com a americana BK Corporation. Ele foi vice-presidente de marketing e vendas de 2011 até outubro de 2020, quando absorveu a área de tecnologia.

A saída de Grunkraut aconteceu poucos meses após o fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala Capital assumir o controle da Zamp. Com a saída do executivo, a Zamp escolheu Paulo Camargo, que estava na Espaçolaser mas trazia a experiência de mais de 11 anos na Arcos Dorados, master franqueada do McDonald's na América Latina e Caribe. Camargo foi CEO da principal concorrente do Burguer King de 2015 a junho de 2022.

Uma fusão de Lemann com Buffett

A Kraft Heinz foi criada em 2013 com a fusão da Kraft Food, que fazia parte do portfólio de investimentos da 3G Capital, gestora de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, com a Heinz, que tinha Warren Buffett como investidor de referência.

Os investidores brasileiros permaneceram na empresa até o início de 2024. No ano anterior, eles detinham 7,9% da Kraft Heinz. Aos poucos, a 3G foi vendendo as ações até zerar sua posição em abril.

No Brasil, a Kraft Heinz possui fábricas em Nerópolis e Nova Goiás (GO), Blumenau (SC) e Jandira (SP), além de dois centros de distribuição. O escritório da empresa fica em São Paulo.

No balanço do segundo trimestre, a Kraft Heinz reportou vendas líquidas de US$ 6,48 bilhões, uma redução de 3,6% sobre o mesmo período do ano anterior e um pouco abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 6,55 bilhões.

Embora a empresa não apresente os dados referentes a cada um dos mercados em que atua, os emergentes (onde o Brasil está incluído) registraram a maior redução de receita líquida em 12 meses, de 5,7%, para US$ 670 milhões.

A estimativa da Kraft Heinz é que a receita líquida global fique estável ou caia até 2% no ano fiscal de 2024. O guidance anterior da companhia era de estabilidade ou crescimento de até 2%.

Listada na Nasdaq, a ação KHC, da Kraft Heinz, está em queda de 6,3% no ano, até terça-feira, 15 de outubro. O valor de mercado da companhia é de US$ 43,2 bilhões.