Do primeiro restaurante em Porto Alegre, em 1979, a Fogo de Chão ganhou o mundo, em particular, os Estados Unidos, até abrir capital na Nasdaq, em 2015. Três anos depois, a rede deixou de fazer parte do menu da bolsa americana ao ser comprada pelo fundo americano Rhône Capital.
Agora, a rede brasileira de churrascarias está adicionando mais um tempero à sua trajetória. Na terça-feira, 15 de agosto, a também americana Bain Capital anunciou um acordo definitivo para adquirir a operação.
Os termos financeiros não foram revelados. Segundo a agência Reuters, que citou pessoas próximas às companhias, o acordo foi fechado por cerca de US$ 1,1 bilhão, incluindo dívidas. Em 2018, a Rhône Capital havia desembolsado US$ 560 milhões pela empresa, em uma conta que também incluiu dívidas.
Com conclusão prevista para setembro, a aquisição contou com a assessoria financeira do Deutsche Bank, que também vai responder pelo financiamento da dívida relacionada à transação. A PwC e a Kirkland & Ellis atuaram, respectivamente, como consultoras contábil e jurídica da gestora.
Em nota, a Bain Capital informou que o plano é acelerar a expansão da Fogo de Chão, que, em 2022, registrou seu terceiro ano de crescimento anual na casa de 15%. Nesse processo, a rede seguirá operando com sua equipe atual de gestão, sob a liderança do CEO Barry McGowan.
“A Bain Capital compartilha nossa visão e estamos entusiasmados em aproveitar sua ampla experiência em investir e apoiar o crescimento global do negócio de restaurantes”, afirmou McGowan, no comunicado oficial sobre a transação.
Entre outras opções, o cardápio de investimentos da Bain Capital no setor inclui investimentos em grupos como Burger Kng, Bloomin’ Brands, Domino’s Pizza, Dunkin’ Brands Group, Skylark Restaurants e Valeo Foods.
Sócio da Bain Capital, Adam Nebesar “devolveu” os elogios, ao ressaltar que Barry e sua equipe fizeram um trabalho impressionante no conceito diferenciado da marca, forte proposta de valor e rica herança brasileira.
“O Fogo de Chão é claramente o líder de mercado e acreditamos que o negócio está pronto para dar sequência ao seu rápido crescimento à medida que os consumidores buscam cada vez mais experiências gastronômicas únicas e autênticas”, observou.
Rodízio de carne no mundo
Há 44 anos no mercado, a Fogo de Chão tem atualmente hoje uma rede de 76 churrascarias. Além do Brasil e dos Estados Unidos, a marca tem presença em mercados como México, Canadá, Equador, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
No fim de 2021, a rede chegou a explorar a possibilidade de voltar a ter suas ações listadas. O projeto não foi à frente, no entanto, em virtude da piora das condições no mercado de capitais nos meses seguintes.
Antes de avaliar essa opção e do acordo anunciado hoje, a Fogo de Chão passou por um verdadeiro rodízio de investidores. Fundada pelos irmãos Arri e Jair Coser, a rede recebeu um primeiro aporte da GP Investimentos em 2006, de US$ 64 milhões, em troca de uma fatia de 40% da operação.
Cinco anos depois, a GP Investimentos adquiriu a totalidade do capital, em um acordo de US$ 95 milhões. Já em 2012, o fundo Thomas H. Lee Partners comprou a empresa, por US$ 400 milhões, e, em 2015, levou a rede até a abertura de capital na Nasdaq, em uma oferta que captou US$ 88 milhões.