A estreia do filme Barbie acontece depois de um longo trabalho de recuperação de imagem promovido pela Mattel. No início dos anos 2010, as crianças perderam o interesse na boneca, o que causou prejuízos para a empresa americana. Após uma repaginação, a fabricante de brinquedos viu as receitas crescerem novamente. E a ação engatou uma alta na bolsa de valores.

No ano passado, o faturamento da Mattel apenas com a venda de bonecas Barbie chegou a US$ 1,5 bilhão - no pior momento chegou a ser menos da metade desse valor. O auge de vendas da boneca aconteceu em 1997, quando a receita chegou a US$ 1,8 bilhão.

Com a expectativa pela estreia do filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, a ação da fabricante de brinquedos reagiu na bolsa de valores. No ano, o papel acumula alta de 18,3%. Negociada na faixa de US$ 21,10, o papel está mais próximo do pico de US$ 26,38, registrado em maio do ano passado, do que do vale de US$ 7,42 de março de 2020.

O fenômeno em torno de Barbie fez a Mattel assinar parceria com mais de 100 marcas varejistas, em colaborações abrangendo moda, beleza, utensílios domésticos entre outros produtos. Nessa longa lista estão Zara, Chanel e GAP, por exemplo.

No tour para a promoção do filme, a atriz Margot Robbie, que é parceira da Chanel desde 2018, desfilou com várias dessas marcas, como os sapatos da francesa Christian Louboutin.

O filme é construído no universo rosa que deu fama à boneca e parece ter sido feito para a venda dos produtos. Barbie é tão protagonista quanto o seu guarda-roupa e as muitas trocas de figurinos para várias ocasiões.

“Para qualquer marca, a cor é uma afirmação e um reconhecimento bastante poderosos”, declarou o presidente Richard Dickson. “As pessoas não estão chamando de ‘núcleo rosa’, eles estão chamando de Barbiecore. Isso se torna um lugar muito poderoso para se estar.”

Uma das escolhas mais óbvias, porém, demoradas de Hollywood, as estimativas de bilheteria para Barbie, o filme, estavam inicialmente na casa de US$ 325 milhões. A Warner Bros. foi a maior financiadora do longa-metragem, que custou US$ 100 milhões.

Nos últimos dias, com um movimento que vem sendo chamado de Barbie-mania, as projeções subiram para US$ 550 milhões - mesmo assim, o longa-metragem ficará distante de entrar para a lista das 100 maiores bilheterias da história do cinema.

O sucesso de Barbie nos cinemas pode ser importante para a Mattel fazer dela uma franquia, assim como os heróis da Marvel. Além disso, a empresa tem projetos para assinar outros 14 filmes, sejam desdobramentos de Barbie ou com suas outras marcas, como os carrinhos Hot Wheels.