A Microsoft começa aos poucos mostrar como pretende rentabilizar a sua aposta em inteligência artificial após investir mais de US$ 10 bilhões na OpenAI, a desenvolvedora do ChatGPT. Depois de incorporar a ferramenta de IA em seus softwares, agora a companhia está buscando mostrar como pode mesclar a tecnologia com publicidade.
Nas últimas semanas, a Microsoft realizou uma série de roadshow. Nessas ocasiões, executivos da companhia se reuniram com agências de publicidade de todo o mundo. O objetivo era promover os investimentos em mídia paga no Bing, o buscador da Microsoft que compete com o Google.
Conforme relatado pelo Business Insider, através de sua divisão de publicidade, a Microsoft tem informado aos publicitários que com o ChatGPT, os anunciantes poderão incorporar links às respostas que o chatbot fornece nas pesquisas feitas em seu serviço de busca.
Por exemplo: ao perguntar ao ChatGPT incorporado ao Bing sobre qual é a cidade mais indicada para visitar na Espanha em uma viagem com crianças, o serviço poderá fornecer, além de uma resposta baseada em resultados obtidos na internet, o preço médio de passagens aéreas e de reservas de hotéis. Tudo acompanhado de links clicáveis que poderão redirecionar o internauta para páginas de compra.
Para que isso seja feito, no entanto, as empresas precisarão comprar anúncios junto à Microsoft. As propagandas, feitas em formato de texto ou com anúncios multimídia, serão exibidas tanto no resultado das buscas do Bing como nas respostas dadas pela inteligência artificial. Não haverá necessidade de criar campanhas separadas para buscador e chatbot.
Em teleconferência no mês passado para analistas após a divulgação de resultados da companhia, Philippe Ockenden, vice-presidente financeiro da Microsoft, já havia dado dicas do que a empresa estava fazendo nesta frente. Na época, ele afirmou que “embora o usuário possa ver menos anúncios, eles serão de maior valor para os anunciantes”.
Com esses esforços, a Microsoft está de olho em um mercado que rende ao Google uma fatia relevante de suas receitas. Da receita do ano passado, que somou US$ 76 bilhões, uma fatia de US$ 42,6 bilhões veio com as cifras obtidas com o serviço de busca.
A Microsoft não revela quanto ganha especificamente com o Bing, mas o valor não chega nem perto do obtido pela rival com sede em Mountain View. Em seu último ano fiscal, a Microsoft registrou US$ 14,3 bilhões de receita na divisão More Personal Computing. Isso inclui, além da receita com o Bing, as receitas da área de games da empresa e as vendas de dispositivos HoloLens e Surface