Quando o GPT 3.5, base do que seria o ChatGPT, foi lançado em novembro de 2022, muitas pessoas próximas a Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T, alertaram que ele deveria conhecer melhor a ferramenta.

Um mês depois, em férias, ele resolveu “brincar” com o GPT 3.5 e ficou horas programando, atividade que não fazia há muito tempo. “Esse negócio vai virar do avesso à indústria de software”, pensou Gon, naquela época.

Foi o que bastou para que Gon começasse a virar do avesso a própria CI&T para que ela pudesse se preparar para a transformação que estava em curso com a inteligência artificial. E, agora, os primeiros resultados começam a aparecer.

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, a CI&T divulgou um trimestre com receita recorde de R$ 622,2 milhões, um crescimento de 17,6% se comparado com o mesmo período do ano passado e de 10% sobre o trimestre anterior.

O lucro líquido ajustado cresceu 32,9%, para R$ 56,5 milhões. E o Ebitda ajustado avançou 24,2% para R$ 121,4 milhões, com margem Ebitda ajustada de 19,5%.

Além disso, a CI&T revisou para cima o guidance para o quarto trimestre de 2024, estimando que a receita ficará entre R$ 620 milhões e R$ 655 milhões, uma expansão equivalente a 22% ano a ano na faixa média dessa receita.

Por trás desses números, Gon não tem dúvida de que a inteligência artificial contribuiu - e muito - para o resultado. “A gente acertou o ponto (da IA). Temos um foco grande em eficiência e em demonstrar o ganho para os clientes”, diz o CEO da CI&T, ao NeoFeed.

Não é possível estimar o quanto da receita da CI&T foi turbinada pela inteligência artificial. Até por conta da decisão que Gon tomou de não criar uma unidade, mas sim espalhar a tecnologia para todas as áreas – ou times, como ele prefere chamar.

A base para isso é a CI&T Flow, uma plataforma que conta com 2 mil agentes que estão turbinando a performance dos mais de seis mil profissionais da companhia. Um exemplo de como a plataforma ajuda a CI&T é o caso de uma pesquisa para desenvolver uma solução ao cliente.

Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T

“É preciso fazer a pesquisa com os clientes e depois desenhar maneiras para consolidar um grande conjunto de entrevistas”, explica Gon. “Agora, em faço isso em horas com uso de agentes específicos.”

Gon diz também que tão grande quanto o esforço de codificar é o de testar. “Temos agentes para automatizar toda a estratégia de teste. Reduz o tempo e o esforço e aumenta em muito a qualidade do que é desenvolvido.”

O CI&T Flow já é usado por 75% dos times da empresa brasileira. “E isso impacta 80% da nossa receita. Mais de 100 clientes estão conseguindo ver benefícios dessa nova engenharia de software turbinada pela IA”, afirma Gon.

Outros fatores contribuíram também para o resultado recorde da CI&T. Um deles foi o fato de a receita dos 10 maiores clientes ter aumentado 25% no trimestre.

Mas novos clientes foram conquistados no fim de 2023 e começo de 2024, que começam a ganhar agora escala, como os casos de Domino’s Pizza, Audi e Volkswagen, todos nos EUA.

“Estamos tomando espaço dos competidores em função da capacidade de mostrar produtividade e velocidade com a IA”, afirma Gon. “Não significa que as empresas estão investindo mais, mas estamos ganhando um share maior.”

Da receita da CI&T no terceiro trimestre, 45,8% veio da América do Norte (a maior parte dos Estados Unidos), 40,4% da América Latina (onde o Brasil é o maior mercado), 9,4% na Europa e 4,4% na Ásia/Pacífico.

A CI&T está avaliada em US$ 927 milhões. Neste ano, suas ações, que são negociadas na Bolsa de Nova York, sobem quase 32%. Mas desde o IPO da empresa, em novembro de 2021, a queda é de mais de 65%. Antes da abertura do mercado, no pre-market, os papeis subiam mais de 7%