O Carrefour acaba de anunciar a contratação de Felipe Gomes para liderar o Banco Carrefour. A posição estava aberta desde o início de abril, quando o então CEO Carlos Mauad foi para o Magazine Luiza, conforme revelou o NeoFeed.
Gomes era o CEO da Ticket, empresa de benefícios do grupo francês Edenred e do banco Itaú, desde julho de 2018. Com 26 anos de experiência, com passagens por Allianz, Oi e Brasil Telecom, o executivo é formado em engenharia mecânica pela PUC-RJ, com MBA pela FGV e especialização em negócios e liderança pela Duke University.
Um dos traços de Gomes que chamou a atenção do Carrefour foi a capacidade de lidar com a inovação em paralelo ao desenvolvimento de pessoas. Esses dois componentes são fundamentais para a fintech do grupo varejista, que está na fase final de conclusão da integração dos clientes do Grupo BIG.
Gomes vai responder diretamente a Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, e tem o desafio de consolidar a fintech da rede varejista que lançou conta digital, maquininha do Atacadão, produtos financeiros do Sam’s Club e uma corretora de seguros.
De acordo com dados do balanço financeiro do Banco Carrefour, o faturamento totalizou R$ 13,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um avanço de 14,8% sobre o mesmo período do ano passado. Contribuíram para esse desempenho tanto o cartão Carrefour como o cartão Atacadão, que cresceram acima de dois dígitos.
O Banco Carrefour destaca que o cenário macroeconômico tem feito a concessão de crédito ser mais conservadora. A inadimplência acima de 30 dias subiu 1 ponto percentual (pp) em 12 meses, para 16,7%, e acima de 90 dias avançou 1,2 pp para 13,2%.
Em razão da elevada taxa de juros e do aumento da provisão, o Banco Carrefour aumentou 37,3%, para R$ 740 milhões. Além disso, houve esforços de aquisição de clientes no contexto da integração do Grupo BIG. No período, as despesas relacionadas a vendas e custos gerais e administrativos (VG&A) aumentou 19,3%, para R$ 340 milhões. Na linha final do balanço, o lucro líquido foi de R$ 3 milhões no período.
Cotada a R$ 9,91, a ação do Carrefour fechou em alta de 0,3% na quinta-feira, 18 de maio. No ano, o papel está em queda de 32,6%. Em 12 meses, o recuo é de 46,85%. O valor de mercado é de R$ 19,6 bilhões.
No início da semana, o Citi elevou a recomendação da ação para compra. O analista João Pedro Soares argumentou que o papel já precifica boa parte dos desafios de curto prazo e, tirando o valor dos ativos imobiliários e o banco Carrefour do market cap da empresa, o varejo alimentar estaria negociando hoje a apenas R$ 3,5 bilhões — o equivalente a 5 vezes o lucro estimado para 2024. Para o Citi, o correto seria 10 vezes. O preço-alvo é de R$ 15.