O Magazine Luiza está perto de anunciar uma contratação de peso para impulsionar a sua fintech e dar uma estatura nos moldes do que é o Mercado Pago para o mercado livre. O NeoFeed apurou que a varejista, comandada por Frederico Trajano, está trazendo o executivo Carlos Mauad para tocar essa frente.

Mauad é CEO do Banco Carrefour e, segundo duas fontes revelaram ao NeoFeed, acaba de anunciar a sua saída do banco da varejista francesa. A sua função no Magalu seria dar protagonismo ao ecossistema financeiro da companhia da família Trajano e tornar a área um grande pilar da empresa.

De acordo com o balanço financeiro do Magalu, a fintech da companhia conta com mais de 7 milhões de cartões emitidos e 8,9 milhões de contas digitais. No ano passado, a companhia anotou um TPV de R$ 91 bilhões, um número 39% maior do que em 2021.

O faturamento de cartão de crédito foi de R$ 54 bilhões, um salto de 30% em relação a 2021. A carteira de cartão de crédito alcançou R$ 20,6 bilhões, 17,8% a mais do que no ano anterior. O business é, de fato, grande, mas, comparado com o Mercado Pago, cresce mais lentamente.

Em 2022, por exemplo, o Mercado Pago apresentou uma receita de US$ 4,7 bilhões, o dobro da de 2021. As transações saltaram de US$ 77 bilhões para US$ 123,5 bilhões. O número de usuários do Mercado Pago atingiu quase 44 milhões. Desse total, quase 22 milhões possuem conta digital.

“A escolha do Mauad faz todo o sentido”, diz um executivo a par do negócio. “Ele conseguiu fazer uma virada no Banco Carrefour, que é varejista.” Com passagens por Citi e Smiles, Mauad chegou ao banco em 2018 e liderou uma transformação cultural interna que culminou em diversos lançamentos.

Entre eles, o Banco Carrefour lançou conta digital, maquininha do Atacadão, produtos financeiros do Sam's Club e uma corretora de seguros. De acordo com dados do balanço financeiro do Banco Carrefour, o faturamento total com cartão e outros produtos saltou de R$ 25,8 bilhões, em 2018, para R$ 52,7 bilhões no ano passado.

A carteira de crédito, por sua vez, foi de R$ 8,4 bilhões para R$ 19,5 bilhões. O ebit ajustado saiu de R$ 874 milhões para R$ 988 milhões e o lucro líquido no período subiu de R$ 414 milhões para R$ 534 milhões. “O Mauad tem um bom histórico, mas isso não é garantia de nada”, diz outra fonte ao NeoFeed. “Agora é outra história e em um momento em que o varejo sofre.”

As ações do Magazine Luiza fecharam o pregão de terça-feira, dia 11, com alta de 12,84%, a R$ 3,78. No ano, elas acumulam avanço de 38%, levando o valor de mercado a R$ 25,5 bilhões. Entretanto, desde 2021, os papéis da companhia acumulam queda de 84,8%.