Após forte expansão nos últimos anos, indo além do varejo esportivo, o Grupo SBF decidiu reduzir o escopo de sua atuação, de olho na rentabilidade.

A dona da Centauro anunciou, nesta terça-feira, 1º de outubro, o desinvestimento da NWB, plataforma de mídia digital esportiva, e de sua participação na X3M, empresa especializada em corridas e eventos.

O fato relevante não detalha como os desinvestimentos ocorreram, mas informa que não terão efeitos significativos nos resultados, patrimônio, negócios ou operações da companhia.

Segundo o grupo, a medida visa simplificar o portfólio e concentrar esforços nas principais unidades de negócio: Centauro e Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

“Acredita-se que essa simplificação estratégica permitirá direcionar foco e recursos para iniciativas de crescimento e rentabilidade das operações mais relevantes”, diz o comunicado.

Com esses movimentos, a SBF se junta às empresas que adotaram o modo back to basics, voltando a focar nas áreas em que têm especialização, após ciclos de expansão impulsionados por juros baixos.

Em 2021, a SBF criou a SBF Ventures para adquirir ativos ligados ao universo esportivo. Um exemplo é a NWB, comprada em 2020 por cerca de R$ 60 milhões, detentora de canais como Desimpedidos e Acelerados no YouTube.

A proposta era gerar sinergias com Centauro e Fisia, engajando a audiência dos canais com o varejo. No entanto, a alta dos juros e o consumo enfraquecido levaram muitas empresas a rever estratégias, como fez recentemente a Oncoclínicas.

Desde 2023, a SBF enfrenta um cenário desafiador. A Centauro sustenta os resultados, enquanto a Nike mostra recuperação nas vendas, mas com margens ainda pressionadas.

No segundo trimestre, a margem bruta da Centauro subiu 0,70 ponto percentual, atingindo 51,3% — recorde para o período. Já a Fisia teve queda de 3,50 pontos, impactada pela desvalorização do real, parcialmente compensada por incentivos fiscais do ICMS.

“Excluindo esses efeitos, a compressão da margem bruta da Fisia teria sido de 1,40 ponto percentual, refletindo menor rentabilidade no atacado devido à concorrência acirrada”, aponta relatório da XP Investimentos.

O plano de recuperação de margens inclui investimentos em expansão do varejo. Estão previstas a abertura de dez lojas da Nike e quatro da Centauro ainda este ano.

Para analistas do BTG Pactual, a retomada do crescimento enfrenta obstáculos. “À medida que a companhia entra em novo ciclo, o curto prazo deve seguir marcado por desafios observados desde o fim de 2023, além da fase inicial de novos investimentos”, diz relatório publicado em julho.

Por volta das 10h40, as ações da SBF subiam 0,85%, a R$ 13,11. No ano, os papéis acumulam alta de 23,2%, levando o valor de mercado a R$ 3,2 bilhões.