A Kraft Heinz está colocando fim ao “sonho grande” arquitetado por Warren Buffett e a gestora de private equity 3G Capital há dez anos, de criar um dos maiores nomes do setor de alimentos do mundo a partir da fusão de duas marcas emblemáticas americanas, a Kraft Food e a Heinz.
O The Wall Street Journal apurou que a Kraft Heinz avalia reestruturar suas operações, cindindo uma parte relevante da divisão de alimentos, que abriga boa parte dos produtos Kraft, numa nova empresa, avaliada em US$ 20 bilhões.
A estrutura atual ficaria com temperos e molhos, como a marca de ketchup Heinz e a marca de mostarda Grey Poupon. Segundo a reportagem, a administração pretende dar prioridade a essas linhas, que apresentam maior potencial de crescimento, ao invés de produtos processados, cada vez menos procurados pelos consumidores.
As fontes ouvidas pelo WSJ dizem que a cisão pode ser anunciada nas próximas semanas, mas o conselho de administração também avalia outras alternativas.
Se for adiante, a cisão marcará uma guinada em relação ao plano traçado em 2015 pelo Oráculo de Omaha e os bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, de criar uma powerhouse do mundo dos alimentos, cujo portfólio conteria o icônico ketchup da Heinz e os queijos da Kraft.
A Berkshire Hathaway e a 3G Capital uniram forças, em 2013, para fechar o capital da Heinz, numa operação de US$ 23 bilhões. Dois anos depois, a dupla articulou a fusão da empresa com a Kraft Foods.
O início deu sinais promissores, com os tradicionais cortes de gastos da 3G Capital ajudando nos resultados. Em 2017, a Kraft Heinz chegou a apresentar uma oferta pela Unilever, mas não seguiu adiante após a recusa da gigante europeia.
Mas a empreitada da Berkshire Hathaway e da 3G Capital começou a desandar após alguns anos, em meio à mudança de hábito dos consumidores, que passaram a substituir alimentos industrializados por comidas frescas e saudáveis, e consumir remédios para emagrecer.
A Kraft Heinz também enfrentou questões operacionais. Em 2019, a companhia anunciou um aumento de custos e queda no valor de suas marcas, realizando uma baixa contábil de US$ 15 bilhões nas marcas Kraft e Oscar Mayer. E os cortes de gastos deixaram de entregar os resultados esperados.
Desde a fusão, as vendas estagnaram e as ações acumulam queda de mais de 60%, com a empresa registrando uma perda de cerca de US$ 57 bilhões em valor de mercado. A Kraft Heinz é avaliada atualmente em US$ 32 bilhões.
Diante da situação, a 3G Capital zerou sua posição na companhia, decisão que se tornou pública em abril do ano passado. A Berkshire Hathaway continua como acionista relevante, com uma participação de aproximadamente 28%, mas deixou de ter representantes no conselho de administração, segundo comunicou a empresa em maio, um movimento que foi interpretado como sinal de que mudanças estruturais estavam por vir.
A empresa vem tentando reequilibrar seu portfólio com uma oferta de produtos mais saudáveis e se desfazer de marcas menos lucrativas, como a marca de embutidos Oscar Meyer, mas não teve sucesso.
Nesta semana, a Kraft Heinz anunciou a venda de sua divisão de alimentos infantis e produtos especiais na Itália, por um valor não informado.