Durante muito tempo, a rede de restaurantes McDonald’s foi considerada pelos consumidores como uma refeição rápida e barata. Trocar um prato em um restaurante self service por um dos combos da lanchonete era uma opção que, para muita gente, fazia sentido – ao menos financeiramente.

Mas os tempos mudaram para a dona do Big Mac. No último ano, a rede elevou o preço de seu cardápio em 10% e o mesmo percentual de aumento deverá ser praticado em 2023. Tais mudanças têm causado uma mudança no público que consome os sanduíches nos restaurantes nos Estados Unidos.

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Em sua teleconferência de resultados do terceiro trimestre, realizada na segunda-feira, 30 de outubro, a companhia informou aos acionistas que tem observado uma queda nas visitas de consumidores de baixa renda que ganham até US$ 45 mil por ano.

De acordo com Chris J. Kempczinski, CEO da rede, o McDonald’s está perdendo vendas de consumidores “mais exigentes” por conta da pressão da inflação e do aumento da taxa de juros no país. A taxa de juros americana está no patamar de 5,25% a 5,50% - a maior registrada desde 2001.

Por outro lado, a rede viu aumentar o tráfego de clientes de renda média e alta, que estão trocando restaurantes mais caros pelas lanchonetes. “Oferecer opções acessíveis sempre foi fundamental para o sucesso do McDonald’s”, disse Ian Borden, CFO da rede. “Continuamos ganhando participação junto aos consumidores de renda média e alta.”

Esse aumento encoraja a companhia a elevar o preço do seu cardápio. Em sua terra natal, o preço do Big Mac passou de US$ 4,82 para US$ 5,58 entre junho de 2020 e o mesmo mês de 2023. No Brasil, o sanduíche custa atualmente R$ 22,90 – 17,8% a menos do que nos EUA.

Ao tentar se aproximar de um novo público, o McDonald’s formula uma estratégia para enfrentar uma desaceleração no consumo de fast food. Segundo dados da consultoria Black Box Intelligence, as vendas de refeições fast food recuaram 3,3% em setembro nos Estados Unidos, conforme reportado pelo Business Insider. Foi o terceiro mês seguido de queda e o percentual já é o menor desde novembro de 2022.

Em relação aos seus resultados financeiros, a companhia reportou alta de 14% na receita, para US$ 6,69 bilhões. O lucro líquido, por sua vez, foi de US$ 2,33 bilhões. Com ações listadas na bolsa de valores de Nova York e um desempenho estável neste ano (queda de 1% desde janeiro), o McDonald’s está avaliado em US$ 190,78 bilhões.