A Uber puxou o freio de mão na operação da Drizly, startup que comprou em 2021 por US$ 1,1 bilhão e que operava com o delivery de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos. A decisão foi anunciada pela companhia no início desta semana e tem como principal motivação o corte de custos.

A expectativa é de que a Drizly siga operando pelo menos até o fim de março, quando o negócio deverá ser encerrado efetivamente. A Uber irá se concentrar somente no Uber Eats para o delivery de pedidos de restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.

“Decidimos fechar o negócio e nos concentrar em nossa estratégia central do Uber Eats de ajudar os consumidores a obter quase tudo, de alimentos a mantimentos e bebidas alcoólicas, em um único aplicativo”, disse Pierre Dimitri Gore-Coty, vice-presidente sênior da Uber, conforme reportado pelo The Wall Street Journal.

No Brasil, a Uber encerrou a operação do Uber Eats em março de 2022. A empresa não revela de forma clara os motivos para ter deixado de operar no país, mas a competição mais agressiva contra players como iFood e Rappi é apontada como um dos fatores que levaram à decisão.

Além de resultados insatisfatórios com a Drizly, a Uber vinha enfrentando outros problemas com a startup. No ano passado, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos ordenou a implementação de novas medidas de segurança no negócio em resposta ao vazamento de dados de 2020, que afetou 2,5 milhões de clientes da plataforma.

Nem Drizly e nem Uber revelam dados financeiros da operação de delivery de bebidas alcoólicas. O que se sabe é que a startup fundada em 2012 operava em 36 estados nos EUA e havia levantado quase US$ 120 milhões em investimentos, segundo o Crunchbase, antes de ser adquirida.

A notícia não trouxe prejuízo para a Uber no mercado de capitais. Avaliada em US$ 130,3 bilhões, a companhia acumula alta de 8,5% no valor de seus papéis desde o começo de 2024. Nos últimos 12 meses, a valorização é de 117%.

Com a medida, a Uber espera conseguir enxugar mais os custos de sua operação. No ano passado, a companhia registrou o primeiro lucro operacional de sua história com resultados positivos no segundo trimestre.

No último balanço, referente ao terceiro trimestre de 2023, a Uber reportou alta de 11% na receita para US$ 9,2 bilhões e lucro operacional de US$ 394 milhões, revertendo as perdas de US$ 495 milhões registradas no mesmo trimestre de 2022.