A entrada de diversos concorrentes no segmento de streaming de vídeo, como a Disney, HBO, Prime Video e Apple, colocou a Netflix nas cordas e trouxe dúvidas sobre a companhia fundada por Reed Hastings.
Mas, de acordo com uma relatório do Bank of America (BofA), a Netflix ganhou a guerra do streaming e o preço de suas ações podem subir até 22%.
O BofA reiterou sua classificação de “compra” da Netflix e aumentou seu preço-alvo de US$ 525 para US$ 585. As ações atualmente são negociadas a cerca de US$ 480.
Segundo a analista Jessica Reif Ehrlich, as mudanças na dinâmica do mercado nos últimos 18 meses e o foco renovado dos investidores na lucratividade tornaram “cada vez mais claro que a Netflix venceu a guerra do streaming”.
“Essas mudanças foram um reconhecimento tácito de que nem todas as empresas de mídia serão capazes de alcançar o alcance global e a escala da Netflix em streaming”, escreveu Ehrlich.
Este deve ser um momento que a analista do BofA chamou de “ganha-ganha” para a Netflix, pois deverá aumentar a disponibilidade de conteúdo de terceiros que a companha pode adquirir, o que elevaria a eficiência da estratégia de gastos da Netflix.
"A empresa não precisa mais financiar novas produções de alto risco e pode complementar apostas mais concentradas com conteúdo estabelecido e bem conhecido", apontou Ehrlich, no relatório.
Essa tendência tem sido evidenciada pelo fato de que grande parte da lista dos 10 principais programas de TV e filmes da Netflix tem sido recentemente conteúdo de terceiros.
Outra boa notícia para a Netflix é que a sua política de restrição de compartilhamento de senhas deve fazer com que muitos dos usuários migrem para o plano de assinatura com publicidade.
“Na faixa de preço de US$ 6,99, o nível suportado por anúncios oferece uma opção atraente e de baixo preço para assinantes que ainda desejam acessar o serviço Netflix. Em nossa opinião, a repressão mais ampla ao compartilhamento de senhas será um acelerador para os anúncios da Netflix", escreveu Ehrlich.
A Netflix divulgou recentemente que agora tem mais de 23 milhões de usuários ativos para o plano de anúncios. Em novembro do ano passado, eram 15 milhões. Em maio, 5 milhões.
Em 2024, as ações da Netflix sobem 2%. Nos últimos 12 meses, a valorização é de mais de 40%. A companhia está avaliada em US$ 210 bilhões.