Foi-se o tempo em que as montadoras tradicionais estavam entre as mais valiosas fabricantes de veículos do mundo. Na quarta-feira, 16 de agosto, a vitnamita VinFast fez sua estreia na Nasdaq e surpreendeu o mercado ao ultrapassar Ford e GM em valor de mercado.

No seu primeiro dia de listagem na bolsa de valores, a fabricante de carros elétricos foi avaliada em US$ 86 bilhões. Chamou a atenção essa valorização em razão da pequena representatividade no mercado global - são apenas 19.000 unidades produzidas até o primeiro semestre de 2023.

O valor de mercado da Ford e da GM, que produzem milhões de unidades por ano, é de US$ 48 bilhões e US$ 46 bilhões, respectivamente.

A VinFast se tornou uma empresa pública após a fusão com a SPAC Black Spade. A ação começou o pregão negociada a US$ 10,45 e fechou o primeiro dia em US$ 37 - uma valorização de 254%.

“O bem-sucedido IPO não apenas apoia o compromisso da VinFast com a mobilidade sustentável em escala global, mas também desbloqueia o acesso aos mercados de capitais”, afirmou Thuy Le, diretora global da VinFast, em comunicado.

O desempenho de estreia da VinFast segue o mesmo roteiro de outras fabricantes de veículos elétricos. A Rivian, por exemplo, foi listada em 2021 e chegou a ser negociada a US$ 179 por ação. Desde o pico, o valor do papel caiu 88%. Negociada na casa de US$ 21, o valor de mercado da Rivian é de US$ 20,2 bilhões.

vinfast nasdaq ipo
Thuy Le, diretora global da VinFast, ao centro, na estreia da montadora na Nasdaq

A Nikola Motors chegou a acelerar tanto quanto a Rivian. Ela foi listada em bolsa cotada a US$ 37,55, chegou a encostar em US$ 94 e hoje está sendo negociada a US$ 1,98.

Essa desvalorização da Nikola também é uma resposta dos investidores às investigações de fraude cometidas pelo fundador da companhia, Trevor Milton, por declarações feitas sobre o desenvolvimento da tecnologia da empresa. O valor de mercado atual da companhia é de US$ 1,6 bilhão.

A VinFast parece iniciar um novo momento de apetite de Wall Street por startups do setor automotivo. Fundada em 2017, a fabricante conta com menos de 100 concessionárias fora do Vietnã. Com apenas uma fábrica, o plano, agora, é exportar e conquistar os mercados americano e europeu.