A JBS assinou na noite de quinta-feira, 21 de novembro, um memorando de entendimento com o governo da Nigéria que prevê investimentos de US$ 2,5 bilhões em cinco anos e a construção de seis fábricas, marcando a entrada da companhia na África, um dos maiores mercados do mundo.
A escolha da Nigéria é estratégica. O país é o mais populoso e a maior economia da África, com um PIB de US$ 363,2 bilhões, que pode chegar a US$ 1 trilhão em 2050, e conta com 250 milhões de habitantes.
“Nós não temos um pé na África hoje de produção. Mas a gente sabe que a população vai crescer, a África subsaariana é uma das grandes vertentes de crescimento da população. Em algum momento, nós estaríamos lá para porque vai ter o consumo lá”, diz Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, em entrevista ao NeoFeed.
A JBS irá desenvolver um plano de investimento de cinco anos, que abrangerá estudos de viabilidade, projetos preliminares das instalações, estimativas orçamentárias e um plano de ação para desenvolvimento da cadeia de suprimentos.
O governo da Nigéria, por sua vez, assegurará as condições econômicas, sanitárias e regulatórias necessárias para a viabilização do projeto. O documento prevê a construção de seis fábricas — três de aves, dois de bovinos e uma de suínos — a notícia foi publicada, em primeira mão, pelo Brazil Journal.
Atualmente, a produção de proteína no país responde por 10% do PIB, mas apenas 40% é suprido pela demanda doméstico. O objetivo da JBS é também melhorar a segurança alimentar, bem como reduzir significativamente as importações, gerando empregos locais e apoiando milhões de pequenos produtores.
“O nosso objetivo é participar, colaborar, apoiar no desenvolvimento de toda a cadeia de produção, usar as nossas melhores práticas e, com isso, ajudar a promover o desenvolvimento da produção de proteína animal”, afirma Tomazoni
Nesta entrevista ao NeoFeed, que você lê a seguir, Tomazoni responde as razões pelas quais a JBS resolveu investir na Nigéria.
Você tem falado muito sobre a vantagem competitiva da JBS de ter uma plataforma global, com operações em muitos países. A entrada na Nigéria faz parte desse plano de expansão global?
Ele faz parte, mas não é a razão principal. Nós não temos um pé na África hoje de produção. Mas a gente sabe que a população vai crescer, a África subsaariana é uma das grandes vertentes de crescimento da população. Em algum momento, nós estaríamos lá para porque vai ter o consumo lá. Mas o que mais nos movimentou é que nós temos como missão a segurança alimentar no mundo. A gente tem que contribuir para reduzir a miséria e garantir a segurança alimentar. O trabalho que fizemos no B20 (braço empresarial do G20) deixou claro que 65% dos adultos que estão na pobreza vivem da agricultura. A Nigéria está se movimentando no sentido de se trabalhar a questão da segurança alimentar no país e é o momento de a gente fazer parte disso.
De que forma?
O nosso objetivo é participar, colaborar, apoiar no desenvolvimento de toda a cadeia de produção, usar as nossas melhores práticas e, com isso, ajudar a promover o desenvolvimento da produção de proteína animal. Junto, vai vir a produção de grãos, vai levar o desenvolvimento da agricultura, de uma cadeia logística inteira. Você vai construindo todo o desenvolvimento social a partir de uma forma de produzir alimentos.
Mas te coloca também em uma posição estratégica, não? Você está unindo o útil ao agradável...
O jeito que nós entendemos que a gente consegue promover o bem-estar social e o desenvolvimento social é através da geração de riqueza. A geração de riqueza exige que a gente produza mais com menos, que aumente a produtividade. Vamos promover isso através dos nossos investimentos e do nosso conhecimento.
Mas essa base que está sendo montada na Nigéria pode ser expandida para o restante da África?
Com certeza. É o primeiro movimento que estamos fazendo no continente africano e que vai se irradiar ao continente inteiro no decorrer do tempo. Quanto mais bem-sucedidos forem esses investimentos, mais rápido será a expansão.
Como foi essa aproximação com o governo da Nigéria?
Fomos procurados por empresários nigerianos junto com o governo da Nigéria, que quiseram conhecer o nosso modelo de negócio, a empresa. Estiveram em duas fábricas nossas e nós tivemos oportunidade de mostrar como é que fazemos e como promovemos o aumento de produtividade, o aumento do bem-estar social dos pequenos produtores. Isso une à estratégia do governo da Nigéria. Eles têm 250 milhões de habitantes e, segundo estimativas da ONU, em 2050, terão 400 milhões de pessoas. O governo tem que promover a produção. Eles só produzem 40% do que eles consomem.
Esse investimento de US$ 2,5 bilhões é 100% da JBS?
Vamos para lá no começo do próximo ano, o governo vai nos ajudar com as informações necessárias e faremos um business plan. O governo se mostrou propenso a participar dos investimentos, se mostrou propenso a criar mecanismos financeiros necessários, aos incentivos que forem necessários, a criar condições sanitárias regulatórias para que a gente possa operar lá gerando riqueza para todos os stakeholders envolvidos nesse processo. Tudo isso será construído. O que concordamos é que seremos agentes para ajudar na transformação dos processos e de uma cadeia de alimentos mais sustentável, mais produtiva e que promova segurança alimentar.
A produção de bovinos deles é grande?
É pequena e inclusive as informações sobre o tamanho da produção não são tão claras. A gente sabe que Lagos tem 25 milhões de habitantes e que eles têm abate de bovino lá. Eles querem construir rodovias cruzando o país. Tem um projeto de rodovias cruzando o país e essas plantas podem se colocar próximas dessa região para permitir o transporte.
Como é o consumo lá?
Tem 24,8 milhões de pessoas que passam fome. O consumo de carne de frango é menor que três quilos per capita. Aqui no Brasil eu estou falando de 45 quilo per capita. Então, a gente obviamente tem tudo para se fazer ali naquele país. O que vai acontecer é que seremos agentes promotores da segurança alimentar. E se a gente quer paz no mundo, terá de alimentar as pessoas. Com fome, não tem como dizer que vai existir paz.
É uma grande oportunidade de negócio também. Vocês vão entrar em um mercado, praticamente virgem, e moldar do jeito que imaginam, não é?
Sem dúvida. Tem uma parte social importante, mas tem uma parte econômica relevante. Ao estar lá, você consegue estabelecer sua marca, você vai levar os padrões de produtividade, os padrões sanitários. Seremos parte de uma da construção de um futuro melhor para as pessoas, para o país e para as empresas.