A britânica Revolut superou o valuation do Nubank numa rodada secundária voltada aos seus funcionários, acirrando a disputa com sua contraparte brasileira pela liderança entre os bancos digitais.

A empresa abriu um programa de compra de ações detidas por colaboradores a um valuation de US$ 75 bilhões, segundo informações antecipadas pelo jornal britânico Financial Times (FT) e confirmadas pelo NeoFeed.

Em nota, a Revolut confirmou a operação, mas não comentou a respeito do valuation. “Como parte do nosso compromisso com os nossos funcionários, oferecemos regularmente oportunidades para que eles obtenham liquidez. Uma venda secundária de ações dos funcionários está em andamento e não faremos mais comentários até que seja concluída”, diz trecho da nota.

A reportagem do FT aponta que a Revolut permitiu que os funcionários vendessem até 20% de suas ações. A intenção é abrir caminho para outros investidores – o cap table conta com nomes como Coatue e Tiger Global Management.

Em agosto do ano passado, quando a Revolut colocou à venda até US$ 500 milhões em ações para seus colaboradores, ela foi avaliada em US$ 45 bilhões.

Agora, o valor da rodada secundária a coloca acima dos US$ 71,5 bilhões do Nubank. E, entre os bancos comerciais, à frente do Itaú, avaliado em US$ 71,9 bilhões, e do ING, com US$ 70,6 bilhões.

A Revolut vem registrando forte expansão nos últimos anos. Operando com licença bancária em 30 países, a Revolut registrou um aumento de 38% na quantidade de clientes entre 2023 e 2024, para 52,5 milhões. O volume de transações cresceu 52% no mesmo período, para £ 1 trilhão (US$ 1,3 trilhão).

Já o Nubank opera em três países, contando com 122,7 milhões de clientes, alta de 17% em base anual.

Além de tomar o lugar do Nubank em termos de valuation, a Revolut está expandindo sua atuação para além da Europa, com Brasil e América Latina sendo regiões de destaque no plano, “invadindo” o espaço do Nubank.

E o Brasil, país natal do roxinho, ganhou importância nos planos do banco britânico. Em fevereiro, ao NeoFeed, a Revolut anunciou o lançamento de uma série de produtos, ampliando sua atuação para além das contas globais.

A empresa lançou uma conta corrente em reais, com cartão de débito, serviços de pagamento de contas e Pix. “Queremos competir com os grandes bancos e as fintechs no longo prazo”, disse Glauber Mota, CEO da Revolut no Brasil.