Lançado em outubro de 2022, o serviço de banking da Rico Investimentos, plataforma de investimentos voltada para jovens e pessoas com renda média acima de R$ 5 mil, está acrescentando uma nova peça em sua estratégia.

Depois de lançar uma conta digital e um cartão de crédito sem anuidade. E, em dezembro do ano pasado, agregar seguros de vida, a marca de combate da XP Inc. está aderindo ao Open Finance, a plataforma de troca de informações do Banco Central, a partir desta segunda-feira, 20 de março.

“O Open Finance potencializa o processo de conhecer o cliente e desenvolver produtos”, diz Pedro Canellas, head da Rico, ao NeoFeed. “Vamos conseguir ver o histórico dele não só na Rico, mas também em outras casas, o que permite uma maior customização.”

Canellas cita duas frentes em que o Open Finance será fundamental. A primeira é na parte de limites para cartões de crédito. Pelo fato de o produto ter poucos meses de vida, a Rico não tem todo o histórico dos usuários, fazendo com que os limites fiquem em patamares conservadores.

Com mais dados em mãos, a Rico acredita que terá mais assertividade na oferta do produto. “Se pudermos já ter o histórico do cliente, podemos prover logo no começo um limite de crédito maior, um serviço melhor”, diz Canellas.

Outro ponto que o Open Finance permitirá à Rico é ver se o cliente ainda tem poupança em seus bancos e estimular a migração para outros produtos de investimento mais rentáveis de sua plataforma.

Para estimular que os clientes autorizem o acesso às suas informações, a Rico está lançando a campanha chamada Infinitamente Open, que envolverá desde campanhas de marketing, passando por iniciativas de educação para explicar o Open Finance e suas vantagens.

O acréscimo do Open Finance fortalece o segmento de banking, visto como peça fundamental na estratégia da Rico de triplicar a sua base de clientes até 2025 – a companhia não informou dados de sua base total.

Desde que os serviços bancários foram lançados, o número de contas digitais registrou um aumento de três vezes, para perto de 90 mil, sendo que a Rico finalizou recentemente o rollout da funcionalidade para 100% dos clientes.

Canellas conta que a parte de serviços bancários deve ganhar novos produtos e serviços em 2023. Um dos mais aguardados, a oferta de crédito, ainda deve levar mais um tempo, por ser um movimento que envolve uma mudança de atuação da Rico. “O crédito é o nosso end game do processo, mas vamos chegar lá”, afirma Canellas.

Na parte de investimentos, em que conta com mais de 1 mil produtos e 500 fundos, a Rico planeja lançar no final de abril uma espécie de trilha de investimentos.

Nela, a pessoa apresenta um objetivo (casar, comprar uma casa ou viajar) e a plataforma ajuda o cliente a se planejar financeiramente, encontrando os melhores produtos financeiros para atingir a meta.

A aposta da Rico no Open Finance acontece em um momento em que ele vem ganhando tração no Brasil. Com dois anos completados em 1º de fevereiro, a iniciativa atingiu a marca de 15 milhões de clientes únicos e de 22 milhões de consentimentos ativos no sistema.

Com a adesão à iniciativa, a plataforma espera também competir com outras plataformas e bancos digitais que já utilizam o Open Finance para capturar clientes, como o Banco Inter, o iti, do Itaú, e o Nubank.