A novela envolvendo a venda da rede de restaurantes Subway ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, 21 de agosto. De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, a gestora de private equity Roark Capital está próxima de realizar a aquisição da companhia por US$ 9,6 bilhões.
A Roark Capital já teira um acordo verbal com o Subway para a comprar a empresa, segundo o The Wall Street Journal (WSJ). A tendência é de que o negócio seja fechado até o fim desta semana.
A venda da rede de restaurantes Subway era esperada pelo menos desde fevereiro, quando a companhia anunciou que estava explorando a possibilidade de venda de seu negócio. Na época, a empresa esperava uma avaliação de cerca de US$ 10 bilhões.
Agora favorita para adquirir a rede de restaurantes, Roark Capital superou a concorrência de outras gestoras de private equity. No começo de agosto, a Reuters reportou que TDR Capital e Sycamore Partners (que chegou a negociar a compra da Victoria’s Secret) estavam interessadas no negócio.
A Roark Capital é uma veterana da indústria de alimentação fast-food. No portfólio da gestora há participações nas empresas Auntie Anne’s (de pretzel), Baskin Robbins (de sorvetes). A gestora também é investidora na Arby’s, rede de sanduíches que é uma das principais competidoras da Subway, e no passado chegou a ter participação nas redes Jimmy John’s e Culver’s.
Com mais de 37 mil lojas espalhadas por mais de 100 países, a Subway não divulga informações financeiras de sua operação. Em abril deste ano, a companhia informou que as vendas aumentaram 12,1% nas lojas físicas e 11,4% nas plataformas digitais.
No Brasil, a companhia tem uma presença relevante. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, a companhia tem mais de 1,8 mil unidades no país, sendo a sexta maior rede do país, atrás de Cacau Show, O Boticário, McDonald’s, Colchões Ortobom e Odontocompany.
A rede opera em conjunto com a SouthRock no Brasil, uma operadora multimarcas e que tem clientes como Starbucks e TGI Friday’s. O acordo firmado entre as partes no ano passado tinha o objetivo de aumentar a presença da empresa no país.