Conhecido tanto pelo talento musical como pelo tino nos negócios, o rapper Jay-Z está expandindo sua atuação pelo mundo dos esportes. A Roc Nation Sports, agência fundada por ele que cuida da carreira de jogadores de futebol como Kevin de Bruyne e Romelu Lukaku, anunciou na sexta-feira, 7 de julho, a compra da TFM Agency, empresa brasileira que representa mais de 100 atletas.

Entre os nomes que passam a ser agenciados por Jay-Z estão Vinicius Jr., do Real Madrid, e Gabriel Martinelli, do Arsenal. Os termos financeiros do acordo não foram revelados. Frederico Pena, fundador da TFM, assumirá o comando da Roc Nation Sports Brazil, nome pelo qual a agência passará a se chamar e que também deve ter algum tipo de atuação pela América do Sul.

“Em termos de futebol, o Brasil é o centro de tudo”, diz, em nota, o presidente e cofundador da Roc Nation Sports, Juan Perez. “Nossa influência no esporte está crescendo e este movimento [aquisição da TFM] demonstra nossas intenções para o mundo.”

A Roc Nation foi fundada em 2008 por Jay-Z para atuar, inicialmente, na música, como produtora e também como agência para artistas. Ela atualmente é responsável por administrar a carreira de artistas como Alicia Keys e Christina Aguilera.

Em 2013, ela ampliou sua atuação para os esportes, representando atletas no futebol, no basquete e no futebol americano. Com a TFM, a Roc Nation Sports agrega mais 46 jogadores brasileiros aos 39 que agencia pelo mundo.

O empresário Jay-Z

O lado empresarial de Jay-Z, cujo nome é Shawn Carter, não se limita ao mundo dos esportes e do entretenimento. Com um patrimônio líquido de US$ 2,5 bilhões, segundo ranking da revista Forbes, ele é o primeiro artista do mundo do hip hop a alcançar a casa dos bilhões.

Sua fortuna cresceu 78,5% em relação a 2022. Em fevereiro, ele vendeu uma participação majoritária de 75% em sua marca de conhaque D’ussé Cognac por US$ 750 milhões para a Bacardi, após uma longa disputa entre as partes.

Ele também se desfez de uma participação no serviço de streaming Tidal, em 2021. No acordo fechado com a Square, do cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, Jay-Z recebeu US$ 350 milhões.

Além dos negócios, o rapper e empresário conta ainda com uma coleção de arte, com destaque para as obras de Jean-Michel Basquiat, seu catálogo de música e participações em empresas como Uber, na qual investiu US$ 2 milhões em 2013.