Até pouco tempo atrás, a inteligência artificial era vista como uma ferramenta promissora, mas distante da rotina das empresas. Isso mudou – e de forma muito rápida. Agora, a tecnologia passou a remodelar negócios, reorganizar processos e mudar a lógica dos investimentos.

Os números confirmam essa percepção. Segundo estudo da consultoria Bain & Company, 67% das companhias brasileiras já tratam a IA como prioridade, enquanto 17% apontam a tecnologia como o foco principal de seus investimentos.

É nesse cenário de transformações que o NeoFeed promove, no próximo dia 25 de junho, no Teatro B32, em São Paulo, o NeoSummit Inteligência Artificial, evento que tem patrocínio de TIM, Grupo FS e Itaú; e apoio do Distrito.

O evento vai debater os principais temas ligados à IA e seus impactos no mundo dos negócios, com a participação de criadores de startups, executivos C-level e empresários de diversos setores.

“A inteligência artificial é o tema da vez”, afirma Carlos Sambrana, sócio-fundador do NeoFeed. “Ela vai mudar completamente o modo como vivemos e trabalhamos. É uma revolução maior que a da internet – e será mais rápida do que se imagina.”

“Hoje, não dá mais para pensar em uma estratégia eficaz de negócios sem inteligência artificial”, diz Ralphe Manzoni Jr., também sócio-fundador do NeoFeed. “Ela precisa estar presente em todos os aspectos da operação.”

A programação do NeoSummit Inteligência Artificial será dividida em cinco painéis, todos mediados por jornalistas do NeoFeed.

A abertura do evento será feita pelos CEOs Alberto Griselli, da TIM, e Frederico Trajano, do Magalu, que vão mostrar como empresas de setores distintos estão colocando a IA no centro de suas estratégias.

A TIM, por exemplo, desenvolve um amplo programa de letramento digital voltado a todos os funcionários, enquanto o Magalu caminha para se tornar uma empresa “AI First”.

O segundo painel vai abordar a infraestrutura necessária para sustentar o avanço da inteligência artificial. Com o aumento da demanda por capacidade de processamento e armazenamento, cresce a pressão por infraestrutura de qualidade – o que inclui a expansão de data centers, maior eficiência energética e segurança cibernética avançada.

A mesa de debates será composta por Alberto Leite, CEO do Grupo FS, e Tania Cosentino, vice-presidente de Cibersegurança da Microsoft para a América Latina. Os dois executivos pretendem discutir como o Brasil pode se tornar o celeiro global de data centers e o que o país precisa fazer para combater ataques cibernéticos.

O impacto da IA na indústria financeira será o foco do terceiro painel, com a participação de Ricardo Guerra, CIO do Itaú, e Guilherme Horn, head do WhatsApp para o Brasil, Índia e Indonésia.

Em destaque, o uso de agentes conversacionais e assistentes virtuais para o atendimento ao cliente e a automação de processos internos. Boa parte dessas interações será feita dentro do WhatsApp, que pode se consolidar como uma das principais interfaces entre consumidores e instituições financeiras nos próximos anos.

No quarto painel, os holofotes se voltam para os fundos de investimento. Brenno Haiko, sócio responsável por investimentos em tecnologia na América Latina na Advent, e Carlos Simonsen, sócio e managing partner da Upload Ventures, analisam como o venture capital e o private equity estão incorporando a IA em suas estratégias de negócios.

O objetivo é separar o que é hype do que é transformação real – e entender como o Brasil pode competir em um cenário ainda dominado por Estados Unidos e China, que concentram os principais modelos de LLMs.

O encerramento do NeoSummit Inteligência Artificial será dedicado aos dilemas éticos e regulatórios trazidos pela IA. Em tempos de vídeos falsos e conteúdos manipuláveis, o debate sobre responsabilidade e limites legais tornou-se mais urgente do que nunca.

Entre outras abordagens, Adriana Ventura, deputada federal (Partido Novo) e vice-presidente da comissão especial de IA, Gisele Truzzi, CEO e fundadora da Truzzi Tech Legal Advisory, e Patrícia Peck, CEO da Peck Advogados, tratarão da urgência em estabelecer regras claras para o uso responsável da tecnologia.

Além de promover discussões indispensáveis na nova era digital, o NeoFeed também está investindo no uso prático da inteligência artificial em seu próprio negócio, com novas soluções que incorporam a tecnologia.

O NeoFeed lançou recentemente o videocast Revolução IA para discutir o impacto da inteligência artificial no mundo dos negócios. Com periodicidade quinzenal, o programa recebe CEOs, CIOs e CTOs de grandes empresas, além dos principais especialistas no tema.

O NeoSummit Inteligência Artificial inaugura uma plataforma do NeoFeed voltada à realização de eventos. Outros encontros já estão programados para este ano.

Em agosto, o NeoFeed realiza o NeoSummit Futuro do Varejo para apresentar as tendências e oportunidades do setor. Em setembro, promove o NeoSummit COP30, voltado às discussões sobre clima e sustentabilidade. E, em outubro, encerra o calendário com o NeoConference, que se dedicará a debater os grandes temas econômicos do país.

Para mais detalhes da programação do NeoSummit Inteligência Artificial, acompanhe o hotsite do evento.