Os últimos anos não tem sido fáceis para o varejo brasileiro. Com a taxa Selic em dois dígitos, inflação alta e, consequentemente, queda no poder de compra, o setor de consumo não essencial, no qual a Renner se encaixa, foi um dos mais afetados.
A marca, porém, está investindo para reverter esse cenário. Em 2022, a Renner lançou o RX Ventures, fundo de corporate venture capital (CVC) que separou R$ 155 milhões para aportar em startups “early stage” focadas em tecnologias inovadoras para o setor.
Até agora, a companhia já investiu aproximadamente um terço dessa quantia em cinco negócios. E o mais novo aporte foi feito na startup americana de retail media Topsort. A RX participou de uma rodada de investimentos Série A da startup, que foi liderada pela Upload Ventures e que teve a participação das gestoras Pear VC e Quiet Capital, que já haviam investido na companhia.
A Topsort é responsável por desenvolver soluções para o varejo digital com uso da inteligência artificial. A CEO da companhia, Regina Ye, explica que o desafio da companhia é criar uma conexão com os clientes por meio de publicidades que não sejam tão invasivas e, ao mesmo tempo, sejam personalizadas e direcionadas ao real desejo daquele consumidor.
Um exemplo, explica a empreendedora, são as buscas realizadas nos gigantes de e-commerce, como a Amazon. Ao procurar por “computador” na lupa do site, você recebe diversas sugestões de complemento ou mesmo de modelos deste item. O primeiro item da lista muitas vezes vem com uma sinalização de “Ad” ou mesmo “Patrocinado”. E é nesse caminho que a companhia atua.
“Hoje, esse formato de publicidade é responsável por US$ 47 bilhões do faturamento anual da Amazon, apenas pela personalização e conhecimento do consumidor”, diz Ye.
A Renner sabe desses dados e quer aproveitar essa onda. A companhia, que até 2019 tinha 98% de suas vendas feitas em pontos físicos, está batalhando para customizar seus serviços digitais aos consumidores.
“Para nós, essa nova parceria é muito mais do que dígitos a mais no faturamento, ela representa uma aproximação do cliente e uma forma de trazer o serviço que ele recebe em loja para dentro do nosso aplicativo e site”, afirma Daniel Santos, diretor financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner.
Em sua visão, o desafio da publicidade sempre foi atingir a pessoa que você realmente quer atingir e, com a Topsort, é isso que a Renner vai conseguir. “Com isso, vamos conseguir vender mais e criar uma experiência muito mais eficiente”, diz o executivo. Sobre o impacto na receita da companhia, Santos diz não ter computado esses números ainda.
O mercado considera o retail media como a terceira onda da publicidade digital e estima que os gastos globais com a tecnologia aumentaram quase 25% de 2021 a 2023, para US$ 122 bilhões. Até 2027, a expectativa é de que esses valores ultrapassem os US$ 168 bilhões.
Somente na América Latina, o segmento deve quase dobrar de tamanho, saindo de US$ 1,6 bilhão em 2023 para US$ 3,1 bilhões em 2027, de acordo com o estudo da Opinion Box. “Este investimento é muito complementar aos outros cinco que já fizemos com a RX e abre uma avenida de crescimento para a Renner”, afirma Santos.
A CEO da Topsort também se mostrou animada com sua primeira parceria no Brasil. “Nós estamos muito animados com a operação na América Latina em geral e o Brasil é um dos nossos grandes focos”, diz Ye.