O fundo de private equity L Catterton acaba de fazer um investimento na rede de hospitais veterinários WeVets, que avalia a empresa em aproximadamente R$ 400 milhões, apurou o NeoFeed.

A rodada tem uma tranche primária e secundária e dá saída de 100% à Treecorp, fundo que investiu na WeVets há três anos. Com a saída, segundo apurou o NeoFeed, a TreeCorp está conseguindo um retorno de três vezes o capital investido e uma TIR (taxa interna de retorno) superior a 50%.

Fundada em 2020, a WeVets se expandiu rapidamente para 15 hospitais e dois laboratórios em São Paulo e Rio Grande do Sul. A empresa fornece atendimento veterinário abrangente, incluindo atendimento primário e de urgência, cirurgia, diagnóstico e especialidades.

O investimento da L Catterton deve acelerar a expansão da empresa tanto por meio orgânico – abrindo novas praças ao redor do Brasil – como através de M&As.

A transação acontece em meio a um mercado ainda fraco para o setor de venture capital e de private equity e cujas saídas para investimentos estão mais difíceis.

O negócio mostra também a força do setor de pets no Brasil, um dos maiores mercados do mundo. E isso vem movimentando a área com vários negócios.

O mais recente deles foi a compra da Provet, do mercado de medicina veterinária diagnóstica, pela Petlove, que foi anunciado na semana passada.

A L Catterton, inclusive, é um dos investidores da Petlove e tem vários aportes em empresas da área de pets, como Alliance Animal Health, Butternut Box, Canidae, Drools, Harringtons, Instinct, JustFoodForDogs, Lily's Kitchen, Wellness Pet Food, Partner Pet, PetVet Care Centers, Pure & Natural, Rachael Ray Nutrish, Sploot Veterinary Care e Withmal.

Na América Latina, os investimentos atuais incluem Decolar, NotCo, Odonto Company, Espaçolaser, Ben & Frank e Crediclub, entre outros.

Esse não é o primeiro investimento da Treecop na área de pets. O fundo de private equity investiu na Zee.dog, que foi comprada pela Petz, em um negócio de mais de R$ 700 milhões.

Mas, naquela transação, a Treecorp trocou sua fatia na Zee.dog por ações na Petz e hoje tem uma cadeira no conselho de administração da empresa.

Procurada, a Treecorp não quis fazer comentários.