Nos últimos 12 meses, a G2D, a holding de investimentos criada pela GP Investments, buscava no mercado startups com soluções que pudessem impactar a saúde da mulher. Nesta terça-feira, 7 de novembro, a procura deu resultado.

A gestora de venture capital, por meio de sua investida The Craftory, está liderando um aporte de US$ 14 milhões na Needed, uma marca que desenvolve suplementos nutricionais para o perinatal (gravidez, parto e puerpério).

“As grandes marcas não estão endereçando essa demanda e a Needed está desenvolvendo a maior base científica comprovada de produtos para a mulher”, diz Rodrigo Boscolo, CFO da GP Investments e conselheiro da G2D, ao NeoFeed.

Ele complementa: “Ticamos todos os parâmetros da Needed, do financeiro ao negócio, passando pela atratividade. É um segmento de margens altas e a empresa vai ser lucrativa em pouco tempo”.

Com sede na cidade americana de Los Angeles, a Needed foi fundada em 2017 por duas mães com formação nutricional, Julie Sawaya e Ryan Woodbury. Elas se conheceram em um MBA em Stanford, engravidaram e perceberam que havia um problema quando o assunto era a suplementação da mulher.

Foi dessa desinformação sobre a nutrição para a mulher que surgiu a Needed. Nos últimos dois anos, a empresa deu um salto com a grande aceitação de seus produtos no mercado. A companhia registrou um crescimento de 250% e ultrapassou os US$ 10 milhões de faturamento.

needed fundadoras
Julie Sawaya e Ryan Woodbury, fundadoras da Needed

“A nutrição é uma das decisões mais significativas e mais negligenciadas tomadas na jornada da gravidez”, disse Julie Sawaya, cofundadora e co-CEO da Needed, em um comunicado oficial.

Há cinco anos, a G2D decidiu começar uma série de investimentos em startups que possam ser companhias disruptivas de consumo (CDG, na sigla em inglês). Esses aportes são feitos de forma indireta por meio da The Craftory, a investida que prioriza marcas disruptivas de bens de consumo, capazes de criar impacto positivo social e ambientalmente.

Pouco menos de 70% do portfólio de R$ 895,6 milhões da G2D estão na The Craftory, que tem na carteira a foodtech de produtos à base de plantas NotCo, a fabricante de cápsulas biodegradáveis de detergente Dropps e a produtora de fraldas infantis sustentáveis à base de bambu Dyper. A Needed é a 11ª marca dentro desse portfólio.

A estratégia de consumer health da The Craftory tem um exemplo bem-sucedido baseado na comprovação científica. A Seed, uma empresa que desenvolve soluções probióticas, recebeu um aporte de US$ 40 milhões em 2021. Com um modelo de negócio baseado em assinaturas, faturamento dessa empresa passou de US$ 100 milhões.

O outro terço dos aportes do G2D estão divididos em investimentos diretos em empresas de tecnologia, como Digibee, Stripe e Quero Educação, e o venture capital no Vale do Silício com a Expanding Capital.

A G2D está listada na B3 por meio de um BDR, que acumula desvalorização de 28% no ano. O recibo da ação estava cotado a R$ 1,85 no fechamento do pregão de terça, 7 de novembro. Desde o IPO, em 2021, o crescimento do net asset value é de 24%.