O ponto de partida foi o foco nas pequenas e médias empresas. O passo seguinte foi cobrir com seus softwares toda a jornada de recursos humanos desses clientes – da seleção à retenção de profissionais. Com essa fórmula, a mineira Sólides despontou no campo das HR Techs no mercado brasileiro.

Agora, para seguir consolidando sua tese de “one stop shop” nesta área, a startup está adicionando um elemento a esse pacote. Em informação antecipada ao NeoFeed, a empresa lança nesta terça-feira, 20 de junho, o Portal de Vagas, plataforma que marca sua primeira investida construída sob a ótica do B2C.

“Nós já vínhamos nos aproximando do C dessa equação e falávamos diretamente com esses profissionais algumas vezes por dia”, diz Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides. “O portal é mais uma oportunidade de estreitar essa relação, mas agora antes deles ingressarem nas empresas.”

Dois números, em particular, deram fôlego a essa estratégia. Em fevereiro de 2022, a Sólides captou R$ 530 milhões junto a empresa americana de private equity Warburg Pincus. E, na época, deixou claro que os recursos seriam aplicados em aquisições, parcerias e no desenvolvimento interno de produtos.

Parte dessa última orientação, o portal foi desenhado e testado com pequenos grupos de PMEs no decorrer de 2022. E encontrou uma motivação extra numa pesquisa feita com empresas clientes da startup, das quais 89% disseram ter planos de abrir vagas no segundo semestre de 2023.

“Hoje, as pequenas e médias empresas respondem por sete de cada dez contratações no País”, observa Hauck. “Com a plataforma, também queremos dar mais visibilidade às PMEs e torná-las mais atrativas para os candidatos que, em muitos casos, não conhecem muitas dessas marcas.”

Nesse contexto, o portal está sendo lançado com uma oferta de 28 mil vagas em áreas como comercial, administrativo, compras, marketing, financeiro, jurídico e tecnologia. Esse universo inclui desde estágios a oportunidades que exigem um grau elevado de especialização.

Para os candidatos, o acesso é totalmente gratuito. Entre outras funcionalidades, o portal permite filtrar as vagas por regime de contratação, benefícios e faixa salarial. E, em breve, terá recursos baseados em inteligência artificial, com a sugestão de oportunidades mais próximas do perfil de cada profissional.

“Estamos criando um grande banco de vagas, com oportunidades em todos os estados”, afirma Hauck, que revela uma projeção ambiciosa com a nova plataforma. “Nossa meta é empregar um milhão de pessoas nos primeiros 12 meses dessa operação.”

Uma das estratégias para tornar essa meta realidade é a oferta de um curso gratuito de empregabilidade. Desenvolvido internamente, ele ganhará novos conteúdos à medida que a plataforma ganhe massa crítica e a startup identifique as principais demandas dos candidatos.

Na outra ponta, para turbinar o volume de vagas, a Sólides não vai cobrar nenhuma taxa pelo uso da plataforma - nesse lançamento e posteriormente -  das 25 mil PMEs que compõem a sua carteira e que empregam cerca de 6 milhões de profissionais. Além de fortalecer os laços com essa base, o portal será mais uma porta de entrada para novos clientes no ecossistema da startup.

O portal está sendo lançado com a oferta de 28 mil vagas

O lançamento da plataforma está sendo acompanhado por uma campanha de rebranding da marca da Sólides, protagonizada por Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo, e por influenciadores. A ação busca justamente reforçar esse olhar mais amplo da empresa, que não está restrito à estreia no B2C.

Entre outros projetos, um movimento recente nessa direção foi concretizado em maio, quando a companhia lançou seu cartão de benefícios flexíveis. Dominado por grupos como Alelo, Ticket e Sodexo, esse mercado vem atraindo outras startups, entre elas, a Flash e a Caju.

Por sua vez, essa dupla, que nasceu no setor de benefícios, também vem ampliando seus tentáculos para outras demandas dos departamentos de RH. A Flash, por exemplo, lançou produtos de gestão de despesas corporativas e uma plataforma de admissão, engajamento, treinamento e people analytics.

Já a Caju colocou no ar nesse mês um marketplace voltado ao RH das empresas. A plataforma reúne ofertas em segmentos como recrutamento de profissionais e análise de dados de remuneração, todas elas viabilizadas por terceiros.

Um dos parceiros nessa empreitada é justamente um rival mais “tradicional” no espaço das HR Techs: a Gupy, startup que, assim como a Sólides, também captou um aporte polpudo, com nomes de peso. No caso, uma rodada de R$ 500 milhões, em janeiro de 2022, liderada pelo Softbank e a Riverwood Capital.