Pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002 e ídolo da torcida do Arsenal, da Inglaterra, o ex-jogador Gilberto Silva trocou as chuteiras pelos sapatos. No fim do ano passado, o ex-volante anunciou que estava investido na Striver, uma rede social voltada para conteúdos sobre futebol.

O anúncio foi feito durante a edição de Lisboa do Web Summit. Quase seis meses se passaram desde então e Gilberto Silva “voltou a campo” para falar novamente sobre sua rede social. Desta vez, durante a edição brasileira do Web Summit, o ex-jogador anunciou que a plataforma chegou oficialmente ao Brasil.

“Não é sobre criar uma nova rede social, mas um espaço seguro onde os torcedores podem interagir com os atletas”, disse Silva. “A rede social tem um papel importante na vida dos esportistas. Se você não joga bem, é criticado pela torcida e pelos jornalistas. Por que não falar diretamente com seus torcedores?”

O funcionamento da Striver lembra muito o TikTok. Vídeos curtos e transmissões ao vivo dominam o conteúdo na plataforma. Inclusive a estética é semelhante ao aplicativo da ByteDance. A diferença é a possibilidade de interagir diretamente com jogadores e ex-jogadores – mas com um filtro.

A rede social utiliza ferramentas de inteligência artificial para evitar que comentários abusivos sejam postados. “Se o comentário for postado e uma única pessoa ler, o dano já está feito”, disse Tim Chase, empresário britânico que é cofundador e atua como CEO da companhia. O maior desafio, segundo Chase, é fazer isso em transmissões ao vivo.

Além da dupla brasileira e de outros jogadores, atletas como o italiano Marco Materazzi, campeão do mundo pela seleção italiana em 2006 e ídolo da Inter de Milão, e o zagueiro inglês Harry Maguire, que atua pelo Manchester United, têm perfis na plataforma.

Por ora, a Striver ainda engatinha. Um dos principais perfis na rede, como o do ex-jogador brasileiro Roberto Carlos, tem apenas pouco mais de 1,1 mil seguidores. No Instagram, o ex-lateral também pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, tem mais de 9,4 milhões de seguidores.

O investimento de jogadores e ex-jogadores em tecnologia vem acontecendo com cada vez mais frequência. O astro francês Kylian Mbappé, por exemplo, se tornou sócio da Sorare, startup francesa que opera um fantasy game e que também é investida pelo zagueiro espanhol Gerard Piqué, além de gestoras de venture capital. Em sua última rodada privada, a companhia foi avaliada em US$ 4,3 bilhões.