Com a listagem internacional, a JBS está sujeita a um escrutínio maior, sob os olhares atentos dos investidores internacionais. Para comprovar seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa planeja rastrear todos os seus fornecedores indiretos de gado no primeiro tier.

“Hoje, 100% dos nossos produtores diretos são rastreados. No fim deste ano, 100% dos nossos fornecedores indiretos também serão”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.

“Nós fizemos todo o teste do sistema tecnológico para permitir que isso seja possível”, complementou durante o NeoSummit COP30.

Tomazoni ainda contou que, em outro esforço, a companhia doou mais de 3 milhões de brincos para identificação de gado no Pará. O objetivo é fazer um tipo de monitoramento individual dos animais inspirado na Austrália.

Em outra frente, a empresa tem feito um trabalho, de acordo com o executivo, para reintegrar fornecedores bloqueados por problemas de conformidade ambiental.

“Nós ajudamos 19 mil fazendas a fazer um plano de restauração para que fiquem em compliance com a legislação. Entre esses, 900 recebem apoio técnico para aumentar a produtividade com práticas regenerativas, de utilização do solo, de manejo do gado, de plantio direto”, disse o CEO global da JBS. Esses produtores, segundo ele, já registram em média 30% de aumento nas vendas.

A companhia tem intensificado práticas de economia circular, usando resíduos como matéria-prima para outros processos. Entre os exemplos, a produção de biodiesel a partir de gorduras, o uso de biomassa que já supre 30% da energia elétrica da empresa e a fabricação de biofertilizantes.

Tomazoni ainda defendeu uma parceria entre governo, iniciativa privada e academia para acelerar o acesso de pequenos produtores a crédito e tecnologias, que ajudem o Brasil a ser reconhecido como potência verde.

“Se o Brasil conseguir acelerar esse processo, nós vamos ser o líder. Eu não tenho dúvida”, afirmou Tomazoni.

 

*A matéria foi atualizada no dia 17 de setembro, às 18h30, para explicar que a JBS tem o objetivo de monitorar os fornecedores indiretos do primeiro tier, o que equivale ao último fornecedor antes do fornecedor direto.