O Itaú Unibanco anunciou o lançamento da ferramenta “Inteligência de Investimentos Itaú”, um agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa. A solução começa em um teste para 10 mil clientes Uniclass e Personnalité que não possuem um assessor especialista humano, cujos convites começam na semana que vem. O objetivo é ir expandindo gradualmente ao longo de 2025 e 2026.
“Estamos trazendo uma ferramenta pioneira no Brasil, e acreditamos até mesmo no mundo. É a primeira vez que um banco coloca uma inteligência artificial para interagir e recomendar diretamente usando os processos de inteligência próprios do banco”, afirma Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco.
Os clientes alvo para a solução são, inicialmente, de canais digitais do banco, com acesso pontual a especialistas de investimentos, que já tenha uma carteira de investimentos, mas com produtos básicos e pouca diversificação. Mas que tenha certo conhecimento sobre investimentos.
No primeiro momento, a agente virtual de investimentos vai trabalhar apenas com 50 produtos, majoritariamente títulos de renda fixa do banco e fundos de investimentos próprios e de terceiros. Mas a ideia é ampliar o leque de produtos para embarcar renda fixa de terceiros, ETFs e, até mesmo, ações.
Os produtos sugeridos passam todos pela curadoria do banco, com seus profissionais que fazem análise quantitativa e qualitativa do mercado financeiro para montar as carteiras recomendadas para os perfis de investimento dos clientes do banco.
Ou seja, a IA generativa trabalha apenas com as informações do Itaú. E essas informações são as mesma usadas pelos assessores de investimento fazerem atendimento e pelo SuperApp para fazer recomendações personalizadas.
Assim como os especialistas de investimento orientam os clientes, com recomendações de investimento e personalização, a ferramenta de IA generativa também traz uma interação via conversa, em que o cliente pode tirar dúvidas sobre produtos e como eles funcionam.
Um avanço nessa interação é ajudar na parte da transação dos investimentos, com comandos de texto ou voz para fazer as aplicações nos produtos que foram sugeridos.
O banco se preocupou em colocar barreiras na ferramenta. No caso de o cliente querer aplicar em um produto que não está aderente ao perfil de investimento, o agente virtual afirma que ele não está apto a concretizar a aplicação.
“Estamos lançando a mercado porque temos segurança que o cliente não será exposto a nada que não queremos, seja em termos de tratamento ou que esteja em desacordo com as normas regulatórias brasileiras de suitability”, afirma Renato Cunha, diretor de produtos e soluções para investidores do Itaú Unibanco.
Em algumas situações, a IA generativa não poderá ajudar e dirá isso. Por enquanto, não há um mecanismo para transferir o cliente para um assessor humano quando necessário, mas é o objetivo do banco no médio prazo.
Segundo o banco, a agente virtual não irá substituir o assessor de investimentos, mas vem como uma ferramenta complementar que pode fazer o trabalho profissional ser mais eficiente.
“Estamos tentando 'embedar' um especialista dentro do processo e não achamos que iremos precisar de menos profissionais por conta disso. Mas acreditamos que os assessores vão ter mais tempo livre para gastar tempo de qualidade com os clientes”, diz Cunha.
Evolução tecnológica
O Itaú chegou a esse desenvolvimento a partir de um histórico de investimento para a construção de um ecossistema de dados e a aplicação de machine learning em seus serviços e modelos de assessoria digital disponíveis no Íon e em no aplicativo, onde já é usada inteligência artificial no back office desde 2014. Agora, o banco disponibiliza uma IA generativa conversacional e transacional.
“Isso abre caminho para escalarmos a assessoria de investimentos sem custo adicional para o cliente, com disponibilidade 24 horas”, diz o diretor de produtos e soluções para investidores do Itaú Unibanco.
O Itaú diz contar com mais de 1,3 mil modelos de IA em utilização, com aplicações que variam desde a modelagem de produtos até os canais de atendimento. E quer ajudar os clientes com questões também rotineiras observando os seus hábitos e compromissos financeiros dos e antecipando-se com lembretes ou soluções imediatas que podem ser resolvidas com um toque.
“Com a inteligência de investimentos Itaú, conseguimos disponibilizar com mais eficiência os mais de 5 mil produtos da prateleira de investimentos do Itaú com atendimentos que solucionam o problema dos nossos clientes de maneira mais rápida, além de estar disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana”, afirma Mazzei.