Sarcástico e implacável, o chef, escritor e apresentador de TV americano Anthony Bourdain (1956-2018) tinha tanta paixão pelas viagens quanto pelas comidas. Com suas criações gastronômicas, os livros Cozinha Confidencial e Volta ao Mundo, e o programa no Travel Channel, ele nos incitava a arriscar e, quando longe de casa, vivenciar novas culturas por meio das tradições e hábitos culinários locais.
“Comida é tudo o que somos”, defendia. “É uma extensão do sentimento nacionalista, do sentimento étnico, da sua história pessoal, da sua província, da sua região, da sua tribo, da sua avó. É indissociável de tudo isso, desde sempre.”
Com, no mínimo, 4 mil culturas registradas formalmente em todo o mundo, a gastronomia pode nos proporcionar experiências únicas em praticamente qualquer lugar para onde quer que se vá. "Viajar é sobre a maravilhosa sensação de oscilar no desconhecido", dizia Bourdain.
Pois bem, a companhia inglesa de seguros de viagem Insureandgo resolveu desvendar as comidas e bebidas mais populares do planeta. As “iguarias imperdíveis”, como a empresa as classifica, foram definidas a partir de um levantamento no TikTok.
Os pesquisadores avaliaram os vídeos postados na comunidade #TikTokFood. Em dezembro de 2023, quando o estudo foi realizado, a hashtag acumulava quase 200 bilhões de visualizações, com 2,6 mil pratos diferentes, de 177 países.
Alguns acepipes são de uma obviedade ululante, como o fish and chips do Reino Unido, o ceviche do Peru e o assado da Argentina. No caso da Rússia, alguém pode estranhar a ausência da vodca na lista, mas a preferência pelo caviar não chega a surpreender. A presença do caldo verde português também não destoa, ainda que, para muita gente, os clássicos da culinária lusitana sejam os doces conventuais. Ah, os pastéis de nata....
O ranking da Insureandgo, porém, traz pratos menos conhecidos –pelo menos, para a maioria dos brasileiros. É o caso do sinigang, ensopado filipino à base de tamarindo e sabor azedo. Do fufu, de Gana, massa de milho, mandioca ou arroz, acompanhada por um caldo espesso de carne vermelha ou peixe. Do pho bo, sopa vietnamita feita com peito de boi. E das tiras de carne curada no ar, ingrediente principal do biltong sul-africano. As proteínas mais usadas no preparo do aperitivo são as de boi, galinha, porco, avestruz e antílope.
Viva as "Brazilian steakhouses"
De todas as iguarias, a mais popular no TikTok é o ramen, do Japão, com 16,5 bilhões de visualizações. Embora o macarrão mergulhado em caldo enriquecido com ossos de peixe, porco ou frango tenha sido criado na China, o prato virou símbolo da cultura japonesa e, como tal, conquistou o planeta.
Em segundo lugar, vem o prosaico cachorro-quente americano (10,2 bilhões de visualizações). Na terceira posição, está o churrasco brasileiro (8,3 bilhões de visualizações). Até dá para entender o porquê: nos últimos anos, “Brazilian steakhouses” proliferaram mundo afora. Mas cadê a boa e velha feijoada?
As receitas mais postadas na rede de vídeos curtos levam carne. Há, porém, algumas opções vegetarianas, como o nasi lemak da Malásia, prato de arroz com leite de coco. Tem ainda a versão plant-based do pad thai, macarrão de arroz frito, servido com amendoim e vegetais -- “a quintessência da comida de rua tailandesa”, lê-se no estudo.
"Rabo de castor" e merengue
Os doces lideram as preferências em apenas 38 países. Na Austrália, por exemplo, em vez de algum prato com carne de caça, como seria de se esperar, a pavlova reina absoluta. Criada nos anos 1920, na Nova Zelândia, em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, a sobremesa consiste em um merengue recheado de creme e frutas vermelhas, cujo formato lembra o tutu das dançarinas clássicas.
Também um doce é o preferido dos canadenses e não o tradicional poutine, composto por batatas fritas e queijo coalho, cobertos por com um molho de carne. O país reverencia, sim, o beavertail, pastel frito polvilhado com açúcar e canela, com forma de rabo de castor.
Disposição para o novo
As bebidas são ainda mais raras no ranking da Insureandgo. O destaque fica para o bubble tea, de Taiwan, na quarta posição, com 8,1 bilhões de visualizações no TikTok. Inventado na década de 1980, na cidade de Taichung, o chá cremoso, misturado com frutas ou leite e bolinhas de tapioca, que explodem na boca, chegou ao Brasil alguns anos atrás. Foi moda entre os adolescentes por um tempo, mas a onda logo passou.
E por aí vai o mapa-múndi das “iguarias imperdíveis”. “Dos tamales do México aos stroopwafels da Holanda, cada viagem ao exterior é uma aventura culinária esperando para acontecer”, afirma, em comunicado, Chris Rolland, CEO da seguradora.
Mas, para aproveitar todas as emoções proporcionadas pelas descobertas de novos sabores, é preciso estar aberto ao desconhecido, como sempre pregou o chef Bourdain. “Será que nós queremos viajar em papamóveis hermeticamente fechados, comendo apenas em Hard Rock Cafes e McDonald’s? Ou será que queremos comer sem medo, devorando o guisado local, a carne misteriosa daquela taqueria humilde, a cabeça de peixe grelhada que foi oferecida como um presente sincero?”, provocava ele. “Eu sei o que eu quero. Eu quero tudo isso. Eu quero experimentar tudo de uma só vez.”
Que seja servida a sopa de calcanhar de vaca de Santa Lucia. Bom apetite!