O Bradesco anunciou nesta quinta-feira, 9 de maio, a chegada de Túlio Oliveira para comandar o varejo digital do banco, movimento relevante na estratégia traçada pelo CEO Marcelo Noronha de reforçar a alta administração com gente de fora e, principalmente, de digitalizar a instituição.
Oliveira foi vice-presidente sênior de finanças do Mercado Livre e também foi responsável pelo Mercado Pago no País durante mais de nove anos. Ele também tem passagens por Itaú Unibanco e PayPal.
Além dele, o Bradesco anunciou a contratação de Silvana Machado para comandar a área de recursos humanos. A executiva, que já assumiu o cargo, trabalhava então na área de talentos da Advent. Ela conta com passagens por empresas de consultoria e bancos globais, como Booz-Allen, A.T. Kearney e Egon Zehnder.
“Acho que a Silvana e o Túlio talvez pensem diferente da maioria de nós sobre certos temas. Eles serão contrapontos importantes e têm históricos de entregas”, disse o CEO do Bradesco, Marcelo Noronha, ao NeoFeed.
A contratação de pessoas de fora mostra o fim da hegemonia da carreira fechada dentro do Bradesco, uma quebra de paradigma dentro da instituição financeira da Cidade de Deus.
A chegada de Oliveira, por sua vez, é uma sinalização de que o banco pretende recuperar o tempo perdido na frente da digitalização, após avanços de bancos digitais como Nubank e Inter.
A situação pode ser vista na quantidade de clientes ganhos por essas instituições. Segundo dados do Banco Central (BC), entre 2022 e 2023, a base de clientes do Nubank aumentou em 17 milhões e o do Inter em 5,9 milhões. O Bradesco, por sua vez, teve um crescimento de 3 milhões.
A expectativa é de que o movimento também ajude na recuperação da rentabilidade, prejudicada nos últimos anos pelo aumento da inadimplência. O Bradesco fechou o primeiro trimestre com um retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) de 10,2%, recuo de 0,4 ponto percentual na comparação anual.
Na frente de contratações, além de Oliveira e Machado, o Bradesco trouxe Julio Guedes, que já está exercendo as funções de gestor da área de portfólio de crédito, no cargo de diretor, e Eduardo Ventura, que veio do Citi para ser o novo head do ultra high do Bradesco Global Private Bank.