Depois de realizar investimentos significativos em marcas de varejo bem conhecidas do público, caso da Kopenhagen, a Advent International está dando os primeiros passos no mercado de cosméticos no Brasil.
Com US$ 91 bilhões em ativos sob gestão pelo mundo, a gestora de private equity anunciou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a aquisição de uma participação majoritária na Skala Cosméticos, marca de haircare que desenvolve produtos 100% veganos.
“Vimos uma marca totalmente focada nas consumidoras brasileiras e com produtos de excelente qualidade”, diz Rafael Patury, managing director do escritório da Advent em São Paulo, ao NeoFeed. “É uma empresa super bem posicionada, não somente no Brasil, como fora, crescendo fortemente no mercado internacional.”
O tamanho da participação e o valor aportado não foram revelados. O investimento vem do fundo de US$ 2 bilhões administrado pela Advent dedicado a investimentos na América Latina, o LAPEF VII.
Com a aquisição, Antonio Sousa, CEO da companhia nos últimos oito anos, deixa o cargo e vai para o conselho de administração. O board contará ainda com a presença de Alberto Carvalho, ex-CEO da Procter & Gamble (P&G) no Brasil, e Andrea Mota, ex-diretora executiva de O Boticário. Sousa, assim como Maria Claudia Lacerda, então acionista de referência, e Publio Emilio Rocha, terá uma participação na empresa.
Para comandar a Skala, a Advent escolheu Cyro Gazola, ex-CEO da Caloi e que conta com experiência no setor de bens de consumo brasileiro e internacional, com uma passagem de 22 anos pela P&G.
As conversas entre Advent e Skala começaram em 2021, ganhando intensidade em meados do ano passado. A gestora começou a ter contato com os produtos da Skala depois de assumir as operações do Walmart no Brasil, em 2018. A rede varejista acabou se tornando o Grupo BIG, sendo posteriormente vendida ao Carrefour, em 2021, por R$ 7,5 bilhões.
Segundo Patury, o que motivou a compra do controle da Skala foi o tamanho e a força da marca, destacando que a companhia é a quarta maior marca de produtos para cabelo no Brasil.
A companhia conta com um portfólio de 155 produtos, com quase 90% para cabelo, como linhas para restauração capilar e cremes de pentear. O restante é composto por loções hidratantes e desodorante. Antonio Souza diz que a Skala lança entre 15 a 20 novos produtos por ano.
Outro ponto foi o ritmo de crescimento da companhia com 1,4 mil funcionários. Fundada em 1986, com sede em Uberaba (MG), o faturamento da Skala expandiu cerca de 30% ao ano nos últimos oito anos. No ano passado, a companhia registrou uma receita de cerca de R$ 1 bilhão.
No exterior, a Skala está presente em mais de 40 países, com os principais mercados sendo da América Latina. Atualmente, o mercado externo responde por cerca de 8% do faturamento da companhia.
As operações internacionais ganharam destaque no ano passado, quando as vendas dispararam nos Estados Unidos após um vídeo no TikTok sobre os produtos da companhia viralizar. Se antes a Skala enviava um container por ano, depois do vídeo ele teve de despachar dez.
“A Skala hoje é praticamente sinônimo de beleza brasileira quando se fala de cabelo e o estilo brasileiro de cuidar dos cabelos chama a atenção do mundo todo”, diz Sousa. “Isso fez com que a marca crescesse acima das taxas do mercado nacional.”
Os recursos aportados pela Advent serão utilizados para expandir a capacidade da única fábrica que a companhia possui, em Uberaba, além de reforçar a distribuição da Skala e fortalecer sua expansão internacional.
“O crescimento que tivemos nos últimos anos acabou sendo maior que a nossa capacidade de ‘andar à frente’ com a produção”, diz Sousa. “Entendemos que precisávamos de um plano arrojado de infraestrutura, e é isso que a Advent vem aportar conosco.”
O investimento na Skala se junta a diversos outros feitos pela Advent no País. Além do grupo CRM, dono da marca Kopenhagen e cuja operação foi vendida à Nestlé em setembro de 2023, a gestora já realizou aportes em Yduqs, Tigre, Ebanx, Allied e Fortbras.
Nos últimos 25 anos, fundos da Advent investiram mais de US$ 7 bilhões em 70 empresas na América Latina. Nos setores de consumo e varejo, aportaram US$ 15 bilhões globalmente em mais de 85 empresas, 24 das quais na América Latina.
A IGC Partners atuou como consultor financeiro da Skala e Mattos Filho Advogados atuou como consultor jurídico da empresa. O escritório Lobo de Rizzo Advogados atuou como consultor jurídico da Advent.