O Inter anunciou o lançamento da plataforma Fórum, uma rede social focada em finanças destinada exclusivamente aos clientes do banco. Integrada ao superapp, a ferramenta permite desde a publicação de fotos, vídeos e mensagens entre usuários até o uso de serviços financeiros do banco, como o envio de Pix pelo nome do perfil ou a compra de ações eventualmente recomendadas por influenciadores.
O Fórum é a principal aposta do banco para aumentar o engajamento de seus clientes e impulsionar a abertura de novas contas.
“Ele pode ser um marco importante na história do Inter, como foi a nossa transformação em um banco digital, o lançamento da primeira plataforma de e-commerce em um aplicativo bancário e como foi a nossa conta global”, afirma João Vitor Menin, CEO global do Inter, em conversa com jornalistas.
A rede social nasce com 10 milhões de usuários já plugados no Fórum. A expectativa é que esse número se aproxime cada vez mais da base total de clientes do banco, hoje em 36 milhões. Menin espera que a nova ferramenta também impulsione a expansão internacional do Inter.
A plataforma já está disponível nos Estados Unidos e habilitada na Argentina, onde o banco deve iniciar suas operações nas próximas semanas.

“O Fórum deve funcionar como uma espinha dorsal para conectar produtos e comunidades em todos os países onde o banco atua”, diz Menin.
A inspiração para criar uma rede social de finanças veio do engajamento observado nas comunidades de investimento do Inter, que já somam cerca de 650 mil usuários.
Essas comunidades permitem que investidores compartilhem opiniões sobre ativos financeiros e obtenham benefícios, como cashback sobre rebates da distribuição de fundos. Atualmente, são 55 mil comunidades ativas, que deverão ser integradas ao Fórum com o tempo.
Durante o processo de desenvolvimento, Menin afirma não ter encontrado outro banco que ofereça uma plataforma semelhante. “Realmente, é algo único. Todo mundo pode copiar, mas copiar a razão social de uma empresa não significa que você vai ter o mesmo sucesso. Não temos medo disso.”
Para estimular ainda mais a participação, o Inter criou um sistema de pontuação no Fórum, que recompensa usuários com base em seu grau de engajamento — seja por meio da criação de conteúdo, seja pela venda de produtos dentro da rede social. “Se a pessoa está produzindo conteúdo, enriquecendo a nossa plataforma, ela também tem que ser recompensada por isso”, afirma Menin.
A remuneração será feita por meio dos pontos Loop, que podem ser usados para realizar compras no superapp ou abater gastos no cartão de crédito. Novos aprimoramentos no sistema de bonificação já estão previstos, segundo o CEO global.
“É uma plataforma nova, e vamos adaptá-la ao longo do tempo para entender onde está o maior valor — se na criação de conteúdo ou na transação. Podemos ajustar isso”, diz Menin.
Além das funcionalidades para o usuário, o executivo vê na plataforma uma oportunidade para o Inter aprimorar sua inteligência de dados e tornar as ofertas de produtos e serviços mais precisas. Ele conta, por exemplo, que usou o Fórum durante uma reunião para testar a aceitação de uma nova funcionalidade: a possibilidade de trocar pontos Loop por aumento no limite do cartão de crédito.
“Fiz isso durante uma reunião. Em 20 minutos, tínhamos a resposta que queríamos, com mais de 500 comentários. Vimos que nosso cliente queria muito esse produto. Então, adotamos e já vamos lançar nas próximas semanas”, afirma ele.