O fundo de venture capital DNA Capital, que tem Pedro Bueno, do grupo Dasa, entre os investidores, está assumindo o controle da Memed, startup que atua na área de prescrição de medicamentos de forma digital.
De acordo com documento enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a operação acontece por meio de dois fundos de investimentos em participações: o FIP Genoma IV e o FIP Tantal.
“Os compradores são veículos de investimentos via participação em outras sociedades que estão sob o controle de Pedro de Godoy Bueno (“PB”) e sob gestão da DNA Capital Consultoria Ltda.”, relata um trecho do documento, que informa que os vendedores são pessoas físicas e o fundo de investimentos da Redpoint eventures.
Ainda segundo esse documento, que está sendo apresentado ao Cade, “como resultado dessa aquisição, o grupo econômico dos compradores passará a deter, de forma indireta, a integralidade das ações da Memed”.
Segundo apurou o NeoFeed, todos os fundos de venture capital que investiram na Memed, assim como os investidores-anjos, estão vendendo suas fatias. Entre eles estão, além da Redpoint eventures, a Qualcomm Ventures e a Monashees.
Os fundadores da Memed ficarão também à frente do negócio. A Memed foi fundada em 2012 por Ricardo Moraes, Rafael Moraes, René Moraes e Marcel Ribeiro.
Em um segundo momento, outros fundos de venture capital devem entrar na base acionária da companhia, disseram fontes ao NeoFeed. Se esse movimento acontecer, a DNA poderá voltar a ter uma posição minoritária.
O negócio precisa ainda de aprovação do Cade, mas, segundo as fontes com quem o NeoFeed conversou, é improvável que o órgão regulador possa impedir a transação.
Em fevereiro do ano passado, a DNA Capital e a Redpoint eventures lideraram uma rodada série B de R$ 20 milhões na Memed. De acordo com o site da empresa, a solução da Memed, que permite que uma receita médica seja enviada de forma digital, já é usada por mais de 50 mil médicos e mais de 200 parceiros, entre eles iClinic (que foi comprada pela Afya), Prevent Senior e Totvs.
A DNA Capital é um veículo de investimentos que conta com a família Bueno entre os investidores. No ano passado, além da Memed, investiu na plataforma de conteúdo para médicos Sanar e na Feegow, empresa de software de gestão de clínicas de médio e grande porte. Neste ano, apostou na Beep Saúde, que tem um modelo de atendimento domiciliar de exames e vacinas.
Na terça-feira, 27 de abril, a Dasa anunciou a integração de todas as suas marcas sob o nome Dasa. Com o novo posicionamento, a rede de hospitais Ímpar e a GSC, uma integradora de saúde de atenção primária, passam a fazer parte da mesma estrutura vertical que conta com os laboratórios.