Em agosto deste ano, a Rico Investimentos deu um importante passo para ser mais do que uma plataforma de investimentos voltada para jovens e pessoas com renda média acima de R$ 5 mil. Ela anunciou sua entrada no mercado de banking, conforme noticiou com exclusividade o NeoFeed.
Menos de quatro meses após lançar uma conta digital e cartão de crédito, a marca de combate da XP Inc dá outro passo em sua oferta de produtos na direção de se tornar um banco digital. A partir desta quarta-feira, 7 de dezembro, a Rico começa a oferecer seguros de vida para a sua base de usuários.
"Nosso público ainda está no começo de acumular riqueza e patrimônio. E essa complementação da parte de banking com seguros tem um peso relevante para o cliente da Rico", diz Pedro Canellas, head da Rico, com exclusividade ao NeoFeed. "Queremos atrair essa pessoa que em 10, 15 anos vai virar alta renda tradicional."
O seguro de vida será disponibilizado diretamente no aplicativo da Rico para toda a base, com o cliente podendo incluir quais coberturas deseja incluir na sua apólice, seja para si ou para outras pessoas.
O valor das coberturas principais do seguro de vida na Rico varia de R$ 100 mil até R$ 300 mil, com a apólice podendo custar a partir de R$ 0,44 por dia, ou a partir de R$ 14 por mês, para uma pessoa de 35 anos. O cliente poderá debitar o valor da parcela do seguro direto no cartão de crédito.
A iniciativa está sendo feita em parceria com XP Seguridade, que desenvolveu um seguro de vida com características para atender a base de clientes da plataforma, em que mais de 60% dos investidores tem até 40 anos, com uma quantidade de recursos menor que cilentes de alta renda para investir nos mais de 1 mil produtos e 500 fundos oferecidos na plataforma.
Segundo Roberto Teixeira, sócio e head da XP Seguridade, entre os temas levados em consideração estão o preço, a flexibilidade de poder escolher as garantias que cabem em cada momento de vida e a possibilidade de realizar todo o processo de contratação digitalmente.
"O produto é tão flexível que o cliente pode, ao longo da vida, assim que vai tendo mais acumulação aumentar o capital segurado, as coberturas", afirma Teixeira. "A gente quer transformar como a pessoa faz o seu planejamento patrimonial por meio de seguro de vida, complementando com investimentos e Previdência."
O lançamento do seguro de vida é mais um passo da Rico de estar presente no começo e ao longo da trajetória financeira de seus clientes. Foi com este propósito que a Rico lançou seus serviços bancários em agosto.
Sem revelar números de clientes, seja o público total ou daqueles que optaram pelos serviços bancários, Canellas revela que, no primeiro mês de lançamento, a plataforma vendeu mais de 20 mil cartões. Na época, o produto não estava disponível para toda a base.
A conta digital, o cartão de crédito e, agora, o seguro, fazem parte de uma série de iniciativas para triplicar a base de clientes até 2025.
Do lado de serviços bancários, Canellas conta que a Rico está analisando a possibilidade de oferecer crédito, o que envolve toda uma mudança de atuação, com a Rico deixando de ser apenas uma plataforma de serviços. Em seguros, o plano é trabalhar com a XP Seguridade para oferecer mais adiante iniciativas como seguro Pix, seguro para cartões e de celular.
Na parte de investimentos, a Rico começou a colocar de pé uma espécie de trilha de investimentos, em que a pessoa apresenta um objetivo (casar, comprar uma casa ou viajar) e a plataforma ajuda a organizar e a encontrar os melhores produtos financeiros para alcançar a meta.
O início da oferta de seguros de vida pela Rico ocorre em um momento em que os brasileiros buscam cada vez mais esse tipo de produto, mesmo diante da pandemia.
Segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), foram arrecadados em prêmios R$ 15,3 bilhões no período com seguros de pessoas, que inclui seguros de vida individual, contra doenças graves, viagem e funeral. O valor é 14% maior do que o observado no mesmo trimestre de 2021.
Com o início da oferta de seguros, a Rico vai competir com outros bancos digitais que possuem em suas prateleiras produtos do tipo. Um de seus principais concorrentes deve ser o Nubank, que desde fevereiro de 2021 oferece seguro de vida. Com mais de um ano de existência, o chamado Nubank Vida possui mais de 560 mil clientes, com a maior parte deles (74%) tendo entre 23 e 40 anos.
O Banco Inter também oferece seguro de vida, além de produtos voltados para automóveis e celulares. Em fevereiro deste ano, o Neon começou a oferecer seguros de proteção financeira, bens e vida.