Após uma queda expressiva no número de ofertas públicas iniciais desde o começo de 2022, as bolsas americanas começam a dar indícios de que haverá uma retomada nos IPOs. E, ao que tudo indica, um dos nomes que vinham sendo especulados nessa nova onda está pronto para seguir esse roteiro.
Especializada em entregas de supermercado, a Instacart está preparando sua abertura de capital para o mês de setembro. Segundo reportagem publicada pela agência Bloomberg, o balcão escolhido pela plataforma para tocar o sino será o da Nasdaq.
Essa não é a primeira vez que a companhia traça o percurso para o mercado de capitais. Na última dessas tentativas, em 2022, a Instacart informou que havia protocolado um registro para sua oferta na Securities and Exchange Commission (SEC).
Como parte desse processo, na época, a empresa contratou o Goldman Sachs e o J.P. Morgan para coordenarem a oferta. Entretanto, assim como tantos outros exemplos, em outubro, a startup recuou desse intento, citando as turbulências do mercado como a razão para postergar seus planos.
Agora, caso se confirme, o IPO da Instacart é visto como um bom termômetro desse cenário aparente de reaquecimento do mercado. Fundada em 2012, em São Francisco, a empresa captou US$ 2,9 bilhões em sua trajetória no mercado privado.
Seu captable inclui gestoras de peso como Sequoia Capital, Andreessen Horowitz, D1 Capital Partners, Coatue Management e T.Rowe Price. Em novembro de 2021, em sua última rodada, cujos investidores não foram revelados, a Instacart levantou US$ 232 milhões e foi avaliada em US$ 39 bilhões.
Até então, a startup ainda colhia os frutos do impulso que a operação teve na pandemia, especialmente em 2020, com os lockdowns. De lá para cá, no entanto, houve uma desaceleração na demanda à medida que os consumidores retomavam seus hábitos pré-Covid-19.
A empresa, que nunca foi lucrativa, como a maioria dos seus pares, passou a ter sua operação mais pressionada. E, quando a falta de liquidez no mercado passou a ser a tônica, se viu obrigada a recalcular não apenas o seu trajeto, mas também seu valuation, para se ajustar à nova realidade.
Esse downround aconteceu justamente na última tentativa de IPO da empresa, no decorrer de 2022, e em três oportunidades. Na primeira, em março, o valor foi revisado para US$ 24 bilhões. Depois, em julho, para US$ 15 bilhões e, em outubro, pouco antes da desistência, para US$ 13 bilhões.
A expectativa é qual seria a “pedida” da Instacart agora. Seja qual for o montante, a cifra vai ajudar a engordar uma conta que, até o momento, apesar de todas as especulações, ainda é incipiente.
Segundo dados da Bloomberg, no acumulado do ano, os IPOs nas bolsas americanas somam US$ 14 bilhões. O número ainda está bem distante do recorde registrado no mesmo período, em 2021, da ordem de US$ 241 bilhões.