Um dia você acorda chefe, merecidamente. Fez tudo certinho, bela formação, muito trabalho, muita leitura, não parou de se aprimorar, trabalhou mais que os outros, mostrou tudo nas redes sociais, surgiu em eventos, participou de simpósios, e o melhor, todos concordam que você merece, inclusive você. Parabéns!

Agora dá uma olhada no que Jack Welch, considerado o melhor executivo do século 20 escreveu a seu respeito, afinal agora você é o cara. “Antes de se tornar líder, o sucesso se limita ao próprio crescimento. Quando você se torna líder, o sucesso depende do crescimento dos outros”.

A chefia é um cargo, um reconhecimento pelos seus esforços. A liderança é uma missão, uma retribuição aos esforços dos outros. A chefia é egoísta, a liderança é altruísta.

Agora é hora, dentre outras coisas, de muita empatia e gratidão. Se empatia é sentir e olhar pelos olhos do outro, então você só pode ser empático se conhecer o outro.

Você precisa realmente investir seu tempo para conhecer os que trabalham no seu time. Não apenas conhecer as habilidades, os gostos pessoais ou fazer um mapeamento de competências.

Você precisa realmente investir seu tempo para conhecer os que trabalham no seu time

Você deve conhecer os sonhos, as legitimas ambições, o que seu colega de trabalho (sim, não importa o nível, são colegas de trabalho) quer ser quando crescer. E você só será reconhecido como líder quando trabalhar para que ele realize esses sonhos.

Sobre gratidão, uma pergunta, você chegaria aonde chegou sem os outros? Você sequer existiria se não fosse pelos outros. Em tudo, na sua vida pessoal ou profissional, os outros são essenciais, então agradeça e retribua. E tenha certeza de que seu time vai te levar para algum lugar, então é bom agradecer antes que te levem para o lugar dos chefes esquecidos. Lembramos desse lugar, mas não dos que lá estão.

Se você concorda com isso, aproveite e chame as pessoas que trabalham contigo, uma a uma, com tempo e entusiasmo, agradeça o apoio, elogie o esforço e pegue uma dica sobre como ajudá-las no futuro. Mas faça de acordo com uma orientação de Nelson Mandela, não se dirija ao cérebro, dirija-se ao coração. Aí sim você começa a se distanciar do cargo de chefia.

Faça de acordo com uma orientação de Nelson Mandela, não se dirija ao cérebro, dirija-se ao coração. Aí sim você começa a se distanciar do cargo de chefia

Ah, antes de encerrar, só mais um lembrete, parabéns pela carreira e por ter sido reconhecido como chefe, mas tenha certeza de que só vai valer se um dia seu time te reconhecer como líder. Aí você vai sempre estar junto, mesmo após estar muito longe. Boa sorte!

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atuou como membro dos Conselhos de Administração da Redecard, Elavon e Netpoints. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

 

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.