Mudanças fazem parte da vida da empresária paulista Andrea Furco. Após deixar um banco no interior de São Paulo para atuar como consultora de imagem e se tornar também apresentadora de um programa semanal sobre moda em uma afiliada da TV Globo no Estado, ela foi morar em Paris, em 2014, sem falar francês, com um bebê recém-nascido e uma filha pré-adolescente.

As demandas por consultoria de seu público e de empresas de varejo continuaram mesmo com ela em Paris. Acompanhava as semanas de moda, desenvolvia catálogos para marcas, desenhava coleções, sempre para clientes brasileiros.

Em 2017, decidiu criar na capital francesa uma escola, a Passaporte Fashionista, com cursos de uma semana sobre estilo, tendências, mercado de luxo, fashion design e consultoria de imagem para o público brasileiro. As turmas iam se formando no boca a boca e depois ganhando alcance nas redes sociais.

Tornou-se uma referência na área a ponto de ser reconhecida pelo governo francês como organismo de formação profissional. Agora entrou no processo de internacionalização ao abrir uma filial em Milão, inaugurada no final do ano passado. Os próximos destinos são Londres e Nova York.

“Abri a empresa achando que teria duas turmas por ano durante as semanas de moda em Paris”, disse Furco ao NeoFeed, 49 anos, nascida em Araraquara e que passou boa parte da vida em São José do Rio Preto. A performance acabou sendo bem diferente: ela já está com a agenda de 2023 toda fechada. Neste momento, resta apenas uma semana livre. Férias? Ela diz tirar 15 dias por ano.

"Por ser em português nossa escola acaba atraindo a clientela brasileira que procuraria por outras instituições tradicionais", diz ela, como o Istituto Marangoni, por exemplo.

Em cinco anos, mais de 700 pessoas, a grande maioria mulheres, já participaram das aulas presenciais. Sua escola, situada na avenida Montaigne, conhecida como o “templo” das grifes de luxo, oferece dois tipos de cursos, todos em português ou com tradução para a língua.

Um é sobre estilo, tendências e mercado de luxo e custa 2,2 mil euros. Outro sobre consultoria de imagem (2.750 euros), que nesse caso ocorre apenas duas vezes por ano com grupos de até 18 pessoas e, por isso, tem vagas disputadíssimas, segundo ela.

“As pessoas saem aptas para abrir uma empresa de consultoria”, completa Furco. Os preços não incluem despesas de viagem como passagem de avião, hospedagem e alimentação.

A primeira turma da unidade de Milão

As aulas sobre tendências, estilo e luxo incluem visitas a renomadas grifes francesas, entre elas Yves Saint-Laurent, Cartier, Dior, Balmain, Dior, Chanel, Roger Vivier (sapatos e bolsas) e contatos com estilistas, como Inès de la Fressange, para apresentar empresas que fazem parte da história da moda.

No total, são mais de 30 marcas parceiras na França, que Furco foi associando ao programa de sua escola ao longo dos anos. As experiências não param por aí, já que os alunos descobrem ainda restaurantes tradicionais ou badalados da cidade.

Há também a formação online, com edições mensais, que surgiu durante a pandemia da covid-19. É a “PF Academy”, uma plataforma francesa que pertence à sua empresa com aulas só em português, que já teve mais de 4 mil alunos. “Nossa ideia é ser uma Netflix da moda”, diz a empresária.

Está em seus planos o projeto de cobrar uma mensalidade que dará acesso ilimitado a todos os vídeos, realizados por Andrea e profissionais da moda selecionados por ela, especializados em finanças do setor, e-commerce, marketing e estilismo, e que desenvolvem conteúdos específicos para o Passaporte Fashionista.

O primeiro curso na filial em Milão - onde Andrea havia feito em 2006 uma formação sobre tendências - foi realizado em outubro passado. O programa de estudos na cidade italiana é diferente e inclui aulas sobre moda italiana, que tem várias grifes criadas por mulheres, e também desenho de moda, com uma profissional, onde os alunos aprendem a fazer croquis.

“Nossos próximos passos serão Londres, Nova York e possivelmente Miami”, diz ela. Seu objetivo é treinar pessoas nessas cidades que possam ministrar o conteúdo sem a sua presença. “Ainda é muito personalizado. As pessoas vêm para ter aulas comigo. Quero profissionalizar pessoas para a minha empresa crescer e ter cursos diferentes nas mesmas datas, pelo menos dois por semana”, afirma.

Há também novos módulos em vista, que poderão ser lançados em breve: um sobre “caçador de tendências”, que inclui um trabalho com um sociólogo para analisar as evoluções de comportamento na sociedade, e outro sobre moda masculina.

O Passaporte Fashionista também tem grande presença nas redes sociais, com mais de 165 mil seguidores no Instagram, além de um blog com conteúdo variado sobre moda e estilo.

“Não existe sorte. É preciso ser sempre curioso e estudar sempre”, diz Furco. Ela afirma já ter contribuído para mudar a vida de muitas alunas, que não apenas mudaram sua imagem pessoal, mas também acabaram se tornando empresárias no mundo da moda.

“Inspiração é o legado que quero deixar com os meus cursos, conseguir ser a chave que permite uma virada”, diz ela, que pensava, quando se mudou para Paris, que teria uma vida com foco na família e não no profissional.