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Com carros “transformers”, a Hyundai quer ir além das quatro rodas

A montadora sul-coreana anunciou a criação de uma unidade de negócios, batizada de New Horizons Studio, que irá desenvolver veículos de “mobilidade definitiva”, combinando tecnologias de locomoção sobre rodas com recursos como pernas robóticas

 

Em um pacote que inclui desde o avanço de marcas como Tesla até a evolução tecnológica e as mudanças nos hábitos dos consumidores, não são poucas as forças que estão obrigando as montadoras a criarem conceitos e produtos para se adaptarem aos novos tempos.

Nesse contexto, a Hyundai já escolheu uma das vias para seguir relevante na indústria das quatro rodas. Ou melhor, das quatro pernas. A montadora sul-coreana acaba de criar uma nova unidade de negócios, batizada de New Horizons Studio.

Com sede no Vale do Silício, a divisão terá a missão de desenvolver veículos de mobilidade de última geração e será comandada por John Suh, executivo com passagens em diversos cargos de liderança na companhia, entre eles o comando da Hyundai Ventures, braço de investimentos da empresa.

“Nosso objetivo é criar o primeiro veículo da classe Transformer do mundo, também conhecido como veículo de mobilidade definitiva”, disse Suh, em comunicado da Hyundai sobre a iniciativa.

A julgar pelas informações divulgadas pela Hyundai na nota, não seria exagero afirmar que os carros-robôs alienígenas da franquia cinematográfica vão servir de inspiração para os projetos desenvolvidos pela New Horizons Studio.

Esses projetos irão combinar robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas. As primeiras iniciativas terão como base o Elevate, veículo conceito apresentado pela montadora na edição de 2019 da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

No plano traçado, os produtos serão direcionados a motoristas que precisam se locomover em superfícies não convencionais e a situações de direção desafiadoras. O Elevate dá uma medida do que está no escopo da montadora.

O veículo tem quatro pernas robóticas com rodas, que podem ser acionadas, em suas extremidades. Segundo a companhia, abre espaço para uma série de aplicações. Desde o embarque de passageiros cadeirantes que não têm acesso a rampas até ajudar socorristas em terrenos acidentados, no caso de desastres naturais. Ou mesmo, escalar paredes.

Facilitar o embarque de cadeirantes é uma dos vários recursos possibilitados pelo veículo, segundo a Hyundai

O projeto não é, claro, a única estratégia da Hyundai em busca de novos mercados. Em janeiro, por exemplo, a montadora fechou um acordo para integrar a Uber Elevate, plataforma de inovação da Uber para o desenvolvimento de veículos aéreos e urbanos, que também tem entre seus parceiros empresas como a brasileira Embraer.

Quinta maior montadora no ranking global de vendas de 2019, com 7,2 milhões de unidades vendidas, a Hyundai tem uma participação de mercado de 8,5% no setor, segundo a consultoria Focus2Move.

Já no mercado brasileiro, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, a marca ocupa a terceira posição, com uma fatia de 10,01% e 91.514 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave.

Avaliada em cerca de US$ 30 bilhões, a Hyundai reportou uma receita de 21,8 trilhões de wons (US$ 18 bilhões) no segundo trimestre de 2020, queda de 19% na comparação com igual período, um ano antes.

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