Com Leonardo DiCaprio na bagagem, Polestar vai “estacionar” na Nasdaq

Uma das investidas do ator americano, a startup de carros elétricos Polestar, que tem a Volvo e Gelly de sócias, vai unir suas operações com a Gores Guggenheim, em um acordo de US$ 20 bilhões

0
526
Leia em 3 min

O ator e investidor americano Leonardo DiCaprio

O ator Leonardo DiCaprio conquistou uma série de prêmios desde que iniciou sua carreira, na década de 1990. Entre eles, dois Globos de Ouro, um Urso de Prata e um Oscar de Melhor Ator pelo filme “O Regresso”, em 2016.

Suas coleções não estão restritas, porém, às premiações por suas atuações na sétima arte. O astro americano também encontra tempo para apostar em startups. E, a julgar pelos planos de uma delas, não seria exagero dizer que DiCaprio está tendo uma boa atuação no papel de investidor.

Parte desse portfólio, a fabricante sueca de carros elétricos Polestar anunciou nesta segunda-feira, 27 de setembro, a assinatura de um contrato para fundir sua operação com a Gores Guggenheim, uma SPAC (special purpose acquisition company), em um acordo que avalia o ativo em cerca de US$ 20 bilhões.

Com o acordo, cujo previsão é ser concluído no primeiro semestre de 2022, a Polestar se tornará pública, tendo suas ações negociadas na Nasdaq. Fundada em 2017, a companhia tem ainda as montadoras sueca Volvo e a chinesa Gelly entre seus investidores, além de outros fundos de capital de risco. Pelos termos do acordo, os atuais investidores seguirão com 94% de participação na startup e irão transferir 100% dessa fatia para a nova empresa.

Com a transação, que envolve recursos de US$ 800 milhões da Gore Guggenheim, os investidores se comprometeram a comprar US$ 250 milhões em títulos da empresa combinada. A Volvo fará um aporte adicional de US$ 600 milhões na operação, o que lhe dará uma fatia de cerca de 50% no novo negócio.

Após a conclusão da combinação dos negócios, a nova empresa será controlada por uma empresa denominada Polestar Automotive Holding UK Limited, que deverá ser listada na Nasdaq, sob o símbolo PSNY.

“Este é um momento realmente emocionante para a Polestar”, afirmou Thomas Ingenlath, CEO da startup, em nota. “A combinação de negócios proposta e a listagem posicionam a Polestar como uma empresa global de carros elétricos financeiramente forte e preparada para o futuro.”

CEO do The Gores Group e da Gores Guggenheim, Alec Gores complementou: “A Polestar é verdadeiramente diferenciada das outras devido aos seus veículos de primeira linha, perfil financeiro atraente, forte histórico de desempenho e ao fato de já ter carros nas estradas em todo o mundo.”

A Polestar vendeu cerca de 10 mil veículos em 2020

Atualmente, a Polestar tem dois carros elétricos já disponíveis em mercados como Europa, América do Norte e Ásia. A empresa planeja ainda lançar mais três modelos até 2024. Em 2020, a startup entregou cerca de 10 mil veículos e projeta vender aproximadamente 290 mil por ano até 2025.

A empresa é apenas um dos nomes dentro do portfólio de Leonardo DiCaprio que, segundo o portal americano Pitchbook, já fez 17 investimentos no mundo das startups. Os dois mais recentes aconteceram na semana passada.

Também conhecido por sua faceta de ativista, o ator participou de duas rodadas em startups que desenvolvem proteínas a partir de células animais, a holandesa Mosa Meat e a israelense Aleph Farms, que também tem a brasileira BRF entre seus investidores.

O apetite do ator por startups nessa área vem de mais tempo. Ele foi um dos primeiros investidores da Beyond Meat, startup de alimentos plant based que abriu capital em 2019 na Nasdaq e hoje está avaliada em US$ 7,15 bilhões.

Outra empresa listada que foi alvo de investimentos de DiCaprio é a Casper, startup americana especializada em colchões que atraiu ainda celebridades como Ashton Kutcher e o rapper 50 Cent. E que abriu capital em fevereiro de 2020.

O portfólio de investidas do ator inclui ainda nomes como a healthcare Cue, a companhia de software na nuvem Rubicon e a Diamond Foundry, que produz diamantes, entre outros ativos.

Leia também

Brand Stories