Em junho deste ano, o sócio da Astella Investimentos, Daniel Chalfon, comunicou, de forma surpreendente, o fim do podcast Astella Playbook, que ele apresentava ao lado de Edson Rigonatti. O programa, que entrevistava empreendedores e investidores, havia chegado ao seu episódio número 100 e Chalfon acreditou que era a hora de encerrar o ciclo.
Logo em seguida ao post, publicado em diversas plataformas de redes sociais, o ecossistema de empreendedorismo brasileiro lamentou o fim do Playbook como se tivesse perdido um grande amigo para a Covid-19.
A choradeira não foi sem motivo. O Astella Playbook, que tinha 12 mil seguidores no Spotify, foi pioneiro ao abrir o microfone para empreendedores e investidores brasileiros contarem suas histórias. Com ele, muitos outros programas surgiram e o tema, restrito a cafés exclusivos, ganhou um público mais abrangente.
A Astella, gestora que investiu em startups como RD Station (vendida para a Totvs), Omie e Livance, prepara-se agora para voltar ao seu tocador preferido de podcast com o “Astella Around the World.”
“Eu tenho a missão árdua de não decepcionar”, diz, brincando, Laura Constantini, fundadora e sócia da Astella, que irá apresentar o novo podcast ao lado de Carolina Pascowitch, recém-contratada pela gestora de venture capital para conectar startups brasileiras a fundos estrangeiros.
Com o novo podcast é como se a Astella resolvesse fazer um “mochilão” para conhecer novos ecossistemas de empreendedorismo ao redor do mundo. O objetivo agora é trazer investidores dos Estados Unidos, Europa e Ásia para contar suas trajetórias, a estratégia de investimento e contextualizar os diversos hubs de inovação do planeta.
“Queremos ter uma visão de como os outros ecossistemas amadureceram ao longo do tempo e como estão hoje”, diz Laura.
Os episódios serão todos em inglês e terão periodicidade quinzenal. O primeiro deles vai ao ar em 10 de agosto. Os dois primeiros convidados são Chris Yeh e Jeff Abbott, sócios da Blitzscaling Ventures. Yeh é ainda autor, ao lado de Reid Hoffman (fundador do LinkedIn), do livro Blitzscaling, um best-seller que ensina startups a escalar seus negócios de forma acelerada.
Estão gravados também programas com Mark Roberge, do Stage 2 Capital, que investe em empresas SaaS (software as a service) B2B; Brock Saunders, do Summit Action Fund, que tem o unicórnio Clover Health no portfólio; e Jonathan Nelson, do Hack Fund.
Este último, segundo Laura, é um caso curioso. Nelson é de uma família de missionários que morou na América do Sul. Por conta disso, se formou em enfermagem para ajudar as pessoas. Ao longo do tempo, criou uma rede que gostava de programar e, assim, foi se conectando a empreendedores.
Sua rede atualmente conta com mais de 300 mil empreendedores de 49 países em 143 cidades. “Ele tem o mindset de ajudar os empreendedores em suas dores de crescimento”, afirma Laura.
Assim como o Playbook, o novo podcast terá um bate-bola no fim de cada episódio. Mas dessa vez as perguntas serão mais filosóficas. Questionamentos sobre o quão otimista os entrevistados estão em relação à humanidade e o que tem deixado a pessoa feliz são duas delas.
Quantos episódios o novo podcast terá? Laura não sabe. Mas ela diz que em sua nova fase de "apresentadora” quer dar mais valor a algo que aprendeu como investidora: fazer as perguntas certas.