Começamos este artigo sobre cuidar do outro com uma frase de Simon Sinek: “Líderes não são responsáveis pelos resultados. Líderes são responsáveis pelas pessoas que são responsáveis pelos resultados”.

Em tempos de desafios quase impossíveis, mar revolto e céu carregado de trovoadas, o que mais ouvimos são planos de sobrevivência, redução de custos e foco no caixa.

Tudo isso está cem por cento correto, mas é insuficiente e não é o mais significativo. Se você acredita que amanhã será um novo dia, que o seu negócio estará vivo após a pandemia passar, então é urgente cuidar das pessoas.

Você precisará de seu time e de seus clientes para retomar os negócios. Lembre que sempre recebemos de volta o comportamento que suscitamos. A pergunta do dia é: você está cuidando dos outros? Das pessoas que são responsáveis pelos resultados?

Nessa era de abraços virtuais, em que todos nós viramos personagens distantes, em que cabemos num iPad, o que parece é que esquecemos que, por trás das telas, existem almas e corações. Na verdade, o que acontece é que os desejos de afeto só estão aumentando.

Você pode não ter as respostas, mas as pessoas não têm só perguntas, elas têm carências de cuidado. Eu me importo com você é mil vezes mais importante do que eu tenho uma solução para você. Não só agora, sempre.

Vamos fazer um rápido exercício, pensem rápido. Dentre as pessoas que você mais admira, aquelas que você quer seguir no futuro, quantas estão nesta lista por demonstrar real valor ao que você é, a sua essência e as suas carências? A vida é simples, liderança é simples, você sabe o que faz diferença.

Vamos lá, pergunte com verdadeira atenção, não por educação, como a outra pessoa está? Mostre para seu time aquilo que eles mais sonham em ter: cuidado, atenção sincera, sentimento e afeto. Eu me importo com você! Isso é tudo que faz a diferença neste momento. Nunca a liderança teve que ser tão altruísta.

Seguem, então, dicas práticas para quem tem um time e quer o melhor das pessoas para atravessar a crise e sair mais forte dela:

- Se você parar de procurar a pessoa perfeita, você vai encontrar pessoas maravilhosas.

- Mesmo pessoas maravilhosas precisam evoluir, mas tudo tem seu tempo. Antes de querer transformá-las, veja se não é preciso mudar a forma de vê-las.

- Pare de tentar mudar os outros e concentre-se em mudar a si próprio.

Nunca é tarde para lembrar que na sua vida o único fator comum em todos os seus relacionamentos fracassados é você. Mas vale o mesmo para todos os seus relacionamentos bem-sucedidos.

Neste caso, além de você mesmo, a coisa comum é que foram bem-sucedidos porque você estava sempre cuidando. Você estava sempre se importando pela outra pessoa.

Preste atenção, não se acostume com a rotina, o mundo precisa da sua liderança. Isso tudo vai passar, com certeza. Mas também sabemos que o mundo vai ser diferente, se será melhor só depende do que fizermos agora. Vamos cuidar e prestar atenção aos que estão ao nosso redor.

Dizia Rubem Alves: “quem mora a vida inteira nas montanhas não sabe o que são montanhas. Só irá aprender quando estiver nas planícies e vier então aquela imensa saudade.”

*Leonel Andrade é CEO da CVC Corp e foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Ele também é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Além disso, faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

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