EXPERTSHUMANAMENTE POSSÍVEL

A importância do foco e da execução nos negócios

Foco faz com que tenhamos menos custos, pessoas mais produtivas e com maior entrega, resultando provavelmente em melhores reconhecimentos e remuneração

 

Realizar o planejado, fazer mais do que esperado, seja num tempo mais curto ou seja com resultados maiores que o previsto, é para aqueles que reúnem uma habilidade extraordinária aliada a uma força de vontade que leva a esforços grandiosos, que podem até ser entendidos como obsessão.

Angela Duckworth, psicóloga da Universidade da Pensilvânia, nos traz uma equação que direciona muito bem a questão da execução. Realização é igual a Habilidade X Esforço. É dela a citação abaixo, extraída do livro Florescer, de Martin Seligman.

“Um enorme esforço pode compensar uma habilidade modesta, assim como uma tremenda habilidade pode compensar esforços modestos, mas não se um dos dois for zero. Além disso, o retorno pelo esforço adicional é maior para indivíduos altamente capacitados. Um mestre carpinteiro fará muito mais em duas horas do que um amador no mesmo período de tempo.”

O que a liderança tem com isso? Sempre digo: primeiro as pessoas, depois uma visão, um plano e aí a execução. Mas veja, se a execução não acontece, o plano vai por água abaixo e as pessoas ficarão perdidas; e serão perdidas.

Sendo assim, em primeiro lugar cabe ao líder buscar as pessoas com as melhores habilidades para os desafios do negócio, dentre estas devem estar as relacionadas a jogar em equipe. E obviamente ele deve usar de todas as possibilidades de desenvolvimento e atualização destas habilidades. Em resumo, investir constantemente na formação das pessoas. Está é a parte fundamental, mas longe de ser suficiente.

Imaginando que se tem o plano, que do plano tem-se os objetivos, vamos para a execução. A equação está correta e sabemos do que é preciso para promover o aumento do esforço, coisas como motivação, por exemplo. Mas promover o foco, retirando obstáculos e tarefas supérfluas, desocupando o tempo e o espaço, é sem dúvida uma condição essencial para que todas as outras coisas possam aparecer. Lembre que planejamento trata muito mais do que não fazer. Não fazemos isso, não fazemos aquilo e no final fazemos com toda energia a real prioridade.

Foco faz com que tenhamos menos custos, pessoas mais produtivas e com maior entrega, resultando provavelmente em melhores reconhecimentos e remuneração. E acima de tudo vai direto ao que interessa aos clientes.

Lembre que liderar antes de mais nada é retirar as armadilhas e deixar o caminho limpo para o sucesso

Líder, que tal aproveitar os últimos dias do ano para limpar? Tirar tudo que não interessa, desobstruir o caminho e deixar o time 100% focado para um brilhante Ano Novo? Lembre que liderar antes de mais nada é retirar as armadilhas e deixar o caminho limpo para o sucesso.

E, por fim, tenha em mente que este é apenas mais um ano em direção ao propósito maior, a visão de futuro, então traga potencial para seu time, não fique só com a experiência. Dessa mistura é que nasce a alta performance.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

UM CONTEÚDO:

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO