A FSB Holding anunciou nesta quarta-feira, 10 de agosto, a incorporação da agência de marketing de performance JotaCom. A compra acontece um ano depois de a FSB ter adquirido a Giusti Comunicação, em julho de 2021.
O objetivo da maior agência de relações públicas do País é continuar apostando em fusões e aquisições para se consolidar em uma plataforma completa de soluções para a área de mídia. “Essa incorporação é no sentido de construir a holding mais completa na área de comunicação corporativa e reputação empresarial”, diz Marcos Trindade, CEO do Grupo FSB ao NeoFeed.
Fundada por Jurgis Figueiredo em 2005, a JotaCom realiza serviços de publicidade, mas com a especificidade de fazer um uso pesado de dados para realizar suas campanhas. Com 100 funcionários, ela conta com clientes como SulAmérica, Duolingo, EspaçoLaser, Privalia, Hospital Albert Einstein e Sicredi.
A incorporação da JotaCom foi realizada via troca de ações, com a criação de uma nova empresa em que a FSB terá 60% de participação, enquanto a JotaCom ficará com 40%. A FSB permaneceu com uma opção de aquisição do restante do capital da nova companhia daqui a cinco anos. Figueiredo será o CEO desta empresa resultante. A Pipeline Capital assessorou a FSB na operação.
A atuação da FSB em publicidade e marketing é recente. A área foi constituída há dois anos, mas apresenta crescimento acelerado. Em 2021, ele colocou 65 campanhas no ar e veiculou R$ 90 milhões em mídia. A área começou com três pessoas e atualmente conta com quase 60 colaboradores.
Segundo Alexandre Loures, sócio da FSB que lidera a parte de publicidade e será o responsável pela integração da JotaCom ao Grupo, a aquisição fortalece a parte de análise de dados na parte de marketing, tornando as campanhas mais assertivas, permitindo entregar melhores resultados aos clientes.
“A JotaCom trabalha muito com dados e a partir dele trabalha a criação, invertendo a lógica do mercado, de partir do criativo e derivar para mídia”, afirma Loures. “Nossa intenção é trazer essa expertise para a nossa operação e também dar escala para a própria JotaCom.”
Com a incorporação da JotaCom, a FSB chega a sete marcas de comunicação entre aquisições e crescimento orgânico. Em 2018, ela se tornou uma holding ao integrar a Loures Consultoria. De lá para cá incorporou a Giusti Creative PR e lançou novas marcas como a aceleradora de negócios F5 Business Growth, a produtora de conteúdo proprietário Bússola, a consultoria em ESG Beon e o instituto de pesquisas FSB Pesquisa.
A aquisição de companhias é algo recente para a FSB, mas a holding tem apostado nessa estratégia para acelerar o plano de ter uma plataforma completa na área de comunicação e mídia, junto com o desenvolvimento de novas áreas. A expectativa é de que novos negócios venham por aí, seja em publicidade ou relações públicas.
“Tem uma estratégia grande de M&A do nosso lado”, diz Diego Ruiz, sócio da FSB responsável pela parte de M&As. “Em M&A, temos várias áreas dentro do grupo, como pesquisa, inteligência, tem uma própria vertente de consolidação em PR, existe oportunidade de consolidação desse mercado, e essa estratégia está muito voltada daqui para frente em trazer tecnologia para dentro do nosso negócio.”
Esse movimento no mercado de comunicação tem se intensificado nos últimos anos. Em 2019, a RP1 se uniu à RMA criando a RPMA. No fim do ano passado, a Fato Relevante se uniu à PUB Comunicação. Em fevereiro deste ano, CDI e NR7 também anunciaram a fusão de suas operações.
A FSB está acelerando o passo. Com a JotaCom, a nova operação de publicidade do grupo nasce com uma receita própria em torno de R$ 40 milhões. Consolidando todas as empresas da holding, a previsão do Grupo FSB é fechar o ano com cerca de R$ 400 milhões de receita, um aumento em relação aos R$ 307 milhões em faturamento bruto que registrou no ano passado, segundo dados do Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa.