Cofundador da Oaktree Capital, empresa americana de investimentos em ativo de risco com US$ 156 bilhões sob gestão. Dono de uma fortuna estimada em US$ 2,1 bilhões. Com uma carreira de 52 anos no mundo dos investimentos e guru de Warren Buffett, fã confesso do seu trabalho.

Com essas e outras credenciais, o currículo de Howard Marks fala por si só. Aos 75 anos, o americano, que iniciou a carreira no Citibank, é uma das vozes mais respeitadas no mercado e uma das principais referências para todo e qualquer investidor no mundo.

Marks costuma dividir parte do conhecimento e de sua visão apurada sobre o mercado em seus livros e nos famosos memorandos dirigidos aos seus clientes. Mas na noite desta quarta-feira, ele reservou parte do seu tempo para dirigir suas palavras ao público brasileiro.

Durante a sua participação em um evento online promovido pela TAG Investimentos, Marks falou um pouco sobre as suas teses e aproveitou a ocasião para deixar algumas lições para os investidores do País.

O NeoFeed reuniu os principais conselhos do investidor. Confira:

Não é fácil
“Todo mundo quer enriquecer. Esse é um processo muito competitivo e a luta pelo retorno do investimento é muito grande. Há muitas pessoas inteligentes, motivadas, tentando ganhar dinheiro. Então, não pode ser fácil para você.”

É preciso ser cético
“Sendo realista, isso envolve risco e as expectativas têm que ser razoáveis. Você pode esperar ter 5%, 10%, se tiver sorte, 15% no mercado. Mas alguém chegar e falar: quero dobrar, triplicar o seu dinheiro e gerar 50% ao ano. Cuidado. Você tem que ser cético, porque ninguém dá uma oportunidade desse tipo. Por que estou recebendo esse presente? E a resposta é, em geral, bom demais para ser verdade”

Devagar e sempre
“Você não deve ficar encantado com essa promessa de ficar rico rápido. O objetivo do investimento é ficar rico devagar. E quando você estiver rico, permanecer rico. E não perder esse dinheiro”

Segure o longo prazo
“A coisa mais importante nos investimentos é investir agora, investir uma soma que você possa poupar da sua vida diária, assumir um volume de risco com que você possa viver em momentos ruins. Porque a pior coisa que se pode fazer é investir agora e depois tirar o seu dinheiro do investimento quando mercado estiver na baixa. O objetivo deve ser investir agora, continuamente. Segure o longo prazo, e, se você fizer isso, se segurar durante 20, 30, 40 anos, quase com certeza vai ganhar dinheiro”

Não bagunce o processo
“Você pode tentar conseguir ganhar mais dinheiro entrando na hora certa, saindo na hora certa, comprando securities agora ou depois, tendo mais risco num momento, menos risco em outro momento. Tentar as coisas como eu faço. Mas, para a maior parte das pessoas, a coisa mais importante é investir no longo prazo. E não bagunce o processo sendo hiperativo”