Responda rápido, para onde está indo sua empresa? Todo esse esforço, esse estresse, essa batalha diária, vai levar o negócio para onde? Se você não conseguir responder é hora de começar a preparar a festa de despedida. Isso mesmo, os maiores eventos futuros serão as horríveis despedidas de colegas que estarão passando desta para uma melhor. Entenda, desta empresa para uma suposta empresa melhor.

De todas as grandes características que um líder precisa ter, talvez a mais importante seja construir uma visão clara e acolhedora para seu time. Clara no sentido de facilmente entendível, de modo a que todos consigam saber para onde estão indo. E acolhedora de modo que seu time se sinta parte importante deste futuro. Aliás, melhor, que cada um se sinta autor e construtor deste futuro.

Sêneca, filósofo e escritor romano, dizia que “não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir”. Lembro que Conrado Engel, um ídolo com quem tive o prazer de trabalhar e conviver, a quem sou muito grato, vivia repetindo isso. Na prática, ele estava sempre plantando uma visão para o negócio e disseminando ela para as pessoas, ou seja, ele estava liderando e ajudando a moldar os sonhos.

Construir essa visão e compartilhar os mesmos sonhos de futuro gera o maior fator de motivação de um time, a confiança na gestão e o comprometimento pela realização da obra. E tira um grande peso dos desafios de curto prazo, dos problemas operacionais e da urgência das metas. Tudo isso vai continuar existindo, mas o time vai encarar como uma tarefa para se chegar ao futuro pretendido e não como o fim dos tempos, como se não houvesse o amanhã.

Construir uma visão e compartilhar os mesmos sonhos de futuro gera o maior fator de motivação de um time

Claro que não vamos perder o pragmatismo do presente, a busca do PLR, da promoção, do fechamento do mês, até porque o que você faz hoje é o que determina seu futuro. Mas sabendo que temos um futuro, sabendo qual futuro buscamos, a meta de hoje é pura inspiração.

Creio que podemos compreender melhor através das palavras do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe: “Se você quer construir um navio, não reúna os homens para procurar madeira e distribuir tarefas. Ensine a eles a nostalgia do mar amplo e infinito”.

Te desejo bons sonhos! E ótimas realizações.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atuou como membro dos Conselhos de Administração da Redecard, Elavon e Netpoints. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

 

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.